Início Plantão Rio Semana de Artes das Escolas Estaduais

Semana de Artes das Escolas Estaduais

 

Com objetivo de estimular a leitura entre os alunos, a Secretaria de Educação (Seeduc) abriu na terça-feira (03/07) a 1a Semana de Artes das escolas públicas estaduais, no Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade. Com abertura feita pelo secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, o evento deve reunir cerca de 10 mil alunos, além de professores de arte, de literatura e diretores regionais. Personalidades como os escritores Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara e os cineastas Cacá Diegues e Andrucha Waddington estão entre os convidados.

Durante o evento, que será realizado até sexta-feira, estudantes e educadores de vários municípios vão ocupar o espaço de mais de 4 mil metros quadrados do Armazém 4, que está dividido em palcos e espaços livres para performances.

Haverá saraus literários, apresentações de artes visuais, dança, música, teatro e literatura. Também serão realizadas oficinas artísticas, shows e palestras com profissionais de diversos segmentos. Um dos destaques é o Espaço Cinema e Letras, criado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e a Academia Brasileira de Letras (ABL).

No espaço serão exibidos também trabalhos de alunos da rede estadual, que terão a oportunidade de compartilhar criações, ideias e experiências. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

A ideia da 1ª Semana de Arte foi elaborada a partir de pesquisa junto aos alunos das escolas estaduais e seus responsáveis, que apontou que os estudantes não têm hábito da leitura. As avaliações periódicas, realizadas na Seeduc, ao longo de 2011, mostraram ainda a dificuldade de desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a melhoria da qualidade da educação no Estado do Rio.

 

Fonte: Governo do Rio