Em parceria com o Governo do Estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza, pela primeira vez na comunidade da Rocinha, a Semana do Empreendedorismo. Desta quarta-feira (1/8) até sábado (4/8), a população local terá, gratuitamente, oficinas de inovação, microcrédito, franquia, entre outras, além de orientações sobre formalização.
– O processo de pacificação das comunidades vai possibilitar a regularização do comércio local e até incentivar a abertura de novas empresas, sejam elas voltadas para os moradores locais ou para o turismo, que agora será incrementado nestas regiões. É um choque de desenvolvimento econômico – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.
Até sexta-feira (3/8), a Semana do Empreendedorismo acontecerá das 9h às 17h. No sábado (4/8), ela será realizada das 9h às 15h. As oficinas vão acontecer na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha e no Complexo Esportivo da Rocinha. A expectativa é que 3.000 pessoas participem.
O coordenador de policiamento da Rocinha, major Edson Santos, participou da abertura do evento, que contou com um café da manhã comunitário para aproximadamente 150 pessoas.
– Esta iniciativa, de tentar formalizar o comércio na Rocinha, é muito importante para os moradores. Isto facilitará com que eles consigam empréstimos. Além disto, estes vão receber oficinas de capacitação. Muita gente tem um grande potencial, mas não o desenvolve por falta de informação – comentou.
A coordenadora de comunidades pacificadas do Sebrae, Carla Teixeira, explicou que o objetivo da instituição não é só ajudar a organização destes negócios no sentido de formalizar, mas também organizar o desenvolvimento e gestão.
– O nosso objetivo é apoiar e desenvolver empreendedores que existem aqui. São mais de 6.000. Acreditamos que deva existir o dobro com vontade de empreender – revelou.
Dona de um salão de cabeleireiro, a moradora Fabiana Assis falou que é grande a vontade de formalizar o seu estabelecimento, que funciona na comunidade há cinco anos.
– É bom participar destas oficinas para me atualizar e aprender como regularizar um negócio. Tenho muitas clientes, tanto moradores, como pessoas do entorno. Não poderia perder esta oportunidade – confessou.
O sonho de Bento Camargo Filho, de 43 anos, é poder abrir uma pizzaria. Para isso, participará das oficinas da Semana de Empreendedorismo.
– Já tenho toda uma estrutura montada. Só falta formalizá-la para abrir. Só o fato de conseguirmos um CNPJ já é uma grande ferramenta. Além disso, conseguir um empréstimo, comprar direto dos fornecedores e poder usar uma máquina de cartão de crédito, é essencial. Este evento veio em boa hora – finalizou.
Para obter mais informações sobre a Semana do Empreendedorismo na Rocinha, é só consultar o site do Sebrae: www.sebrae.com.br.
Fonte: Governo do Rio