Início Plantão Rio Semana Nacional do Meio Ambiente

Semana Nacional do Meio Ambiente

Nessa Semana Nacional do Meio Ambiente, a Fundação Planetário do Rio vai realizar entre 3 e 5 de junho, das 10h às 16h, no Planetário da Gávea, atividades educacionais e interativas gratuitas para incentivar a preservação do planeta. De quebra a instituição vai dar o exemplo, inaugurando nesse mesmo equipamento cultural um novo reservatório para uso da água da chuva através do sistema de bombeamento por energia solar.
 
A unidade apresentará também filmes com temas ambientais, oficinas, palestras, sessões de cúpula e plantio e distribuição de mudas, sempre visando a promover o debate sobre a interação do ser humano com os recursos naturais do planeta. Com o lema Consumo Consciente = Planeta com Gente, essas atividades vão apresentar, para crianças e adultos, temas como desenvolvimento sustentável e pegada ecológica; lixo urbano e coleta seletiva; e a importância da preservação do Meio Ambiente. Também será feita uma apresentação sobre o uso da água e da campanha Saco é um Saco, que tem como objetivo conscientizar sobre o impacto das sacolas plásticas na natureza.
 
Além disso, em busca da sustentabilidade, o Planetário implementou um sistema de reservatório para reuso da água da chuva no irrigamento dos jardins e na refrigeração das máquinas de ar condicionado através de bombas movidas a energia solar, o que irá proporcionar cerca de 50% de reaproveitamento de água. A inauguração será no dia 5 de junho, às 111h, com a presença de várias autoridades.
 
Confira a agenda completa de atividades na versão eletrônica do Diário Oficial do Município (http://doweb.rio.rj.gov.br) ou na página da Fundação Planetário do Rio (www.planetariodorio.com.br).

 

Fonte: Prefeitura do Rio