Início Plantão Rio Semana Nacional dos Museus

Semana Nacional dos Museus

Entre os dias 15 e 23 de maio, o complexo do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo vai receber visitantes e moradores para uma grande confraternização cultural, o Festival Experimental de Lajes Culturais do Museu de Favela (MUF). O evento faz parte da 8ª Semana Nacional dos Museus, com o tema da Harmonia Social. A proposta é transformar o Maciço do Cantagalo, que divide Ipanema e Copacabana, em um grande centro de diversidade cultural.

Se antes o terraço era um espaço particular de lazer, servindo para o banho de sol, com a bela vista do mar, ou para se empinar pipas, dessa vez eles vão ser utilizados para abrigar diversos eventos culturais.

As lajes da comunidade estarão em festa, com sessões de cinema, diversas oficinas, feira de artesanato, contadores de história e apresentações musicais. O intuito é mostrar aos moradores e visitantes que a cultura local pode ser instrumento de transformação social. O evento é uma produção originada dentro das comunidades que juntas somam hoje cerca de 19 mil moradores.

Segundo o MUF, a idéia é promover, discutir e revelar tanto a história das favelas quanto a história da própria cidade, já que as duas caminham juntas. Ao retratar a vida dos moradores, percebe-se a importância das comunidades para a evolução do município do Rio. Em função da geografia do espaço, repleta de becos e escadarias, são poucas as áreas que podem receber eventos a céu aberto. Para resolver esse problema, uma solução simples: ocupar as lajes.

Para isso, moradores vão atuar como guias e recepcionistas, conduzindo os visitantes do asfalto e de outras comunidades por um passeio a diversos locais do complexo. Com a missão de estabelecer trocas culturais entre moradores e visitantes, o FestMUF 2010 vai ser realizado nos terraços típicos de favelas, divididas entre Lajes-Raiz e Lajes-Frutos.

Coube aos moradores a programação das Lajes-Frutos, que serão iniciativas particulares daqueles que queiram receber em terraços visitantes e conhecidos. Já as Lajes-Raiz são espaços para atividades oficiais do festival, com programação definida pelo próprio MUF.

O evento é uma forma de aproximar as favelas entre si, assim como aproximar as comunidades, utilizando a cultura como elemento agregador e transformador. As favelas de Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, segundo o MUF, possuem um grande patrimônio cultural e memorial que precisa ser preservado e apresentado ao mundo e ao Rio.
Veja aqui a programação: www.museudefavela.com.br

Fonte: Secretaria da Cultura