Início Plantão Rio Seminário da Copa 2014 chega a Brasília

Seminário da Copa 2014 chega a Brasília

A realização da Copa do Mundo em Brasília deve gerar para as micro e pequena empresas do Distrito Federal mais de 600 possibilidades de negócios, de acordo com o mapeamento de oportunidades do Sebrae feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para motivar os empresários a se prepararem de forma planejada e aproveitarem com êxito as chances de desenvolvimento oferecidas pelo mundial de futebol, serão divulgados os números detalhados do levantamento para esta região na próxima quinta-feira (7), em Brasília, durante o Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014, a partir das 9h, no Auditório do Sebrae Nacional (604/605 Sul).

Esse será o segundo de 12 encontros, promovidos até o dia 30 de agosto nas cidades-sede. O circuito de seminários ― iniciado na última segunda-feira (4), no Rio de Janeiro ― integra mais uma etapa do Programa Sebrae 2014, que pretende discutir as oportunidades de negócios geradas por ocasião da Copa do Mundo em cada localidade que receberá o evento esportivo, identificar os requisitos e estratégias necessários para alcançá-las e promover a capacitação dos pequenos empresários.

Na capital do país, a pesquisa orientará a elaboração de cinco projetos integrantes do Programa Sebrae 2014 no DF, nas áreas de Indústria (que inclui Tecnologia da Informação, Construção Civil, Madeira e Móveis e Vestuário), Agronegócio, Comércio Varejista e Serviços, além de um voltado exclusivamente aos empreendedores individuais. Desde o ano passado, a instituição executa o projeto de Turismo, Produção Associada e Gastronomia, que deve entrar em ação a partir de 2012.

Novos negócios e desenvolvimento

O Mapa de Oportunidades de Brasília faz parte de um levantamento maior, realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV, para apontar as possibilidades a serem exploradas em nove setores da economia, nas 12 capitais que receberão o mundial. Elaborado a partir das particularidades locais de cada um dos setores, o mapeamento mostra as dificuldades que podem impedir pequenos empreendimentos de aproveitar as chances de negócios geradas por ocasião da Copa, como as relacionadas à documentação geral e específica, à gestão e à sustentabilidade.

“Com base numa pesquisa sólida, o Programa mostra aos empresários quais possibilidades de mercado foram identificadas no Distrito Federal. E o Sebrae enxerga as oportunidades com duas abordagens: de negócios e de desenvolvimento empresarial. Nosso objetivo é dar suporte para que os empreendedores se preparem e consigam crescer”, explica a gerente de Atendimento Coletivo de Serviço do Sebrae no DF, Aparecida Vieira.

Preparativos

O Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014 em Brasília, que deve acontecer até 17h30, apresentará o estudo para empresários, instituições do setor produtivo, especialistas, entre outros interessados. O evento terá na abertura a participação do presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A programação inclui ainda apresentação do Programa Sebrae 2014. Além disso, o Comitê Organizador Local da Copa do Governo do Distrito Federal falará sobre como Brasília está se preparando para receber o mundial, além das vantagens de a capital sediar uma possível abertura do evento. O público poderá assistir também à palestra "My Way: formando equipes vencedoras", com o técnico de futebol Carlos Alberto Parreira. No período da tarde, haverá sete painéis de oportunidades de negócios, nos quais os participantes trabalharão em grupos para elaborar os planos de ações para cada um dos segmentos produtivos considerados pela pesquisa.

Serviço

Confira o calendário dos próximos encontros: 19 de julho – Cuiabá; 25 de julho – Natal; 28 de julho – Recife; 2 de agosto – Belo Horizonte; 4 de agosto – São Paulo; 11 de agosto – Salvador; 12 de agosto – Fortaleza; 16 de agosto – Porto Alegre; 17 de agosto – Curitiba; 30 de agosto – Manaus.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias