Início Plantão Brasil Seminário sobre Preservação de Local de Crime chega à Capital

Seminário sobre Preservação de Local de Crime chega à Capital

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, acompanhou nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, o IX Seminário Itinerante sobre Preservação do Local de Crime, parceria entre Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e as polícias Civil e Militar, que acontece até o dia 3 de setembro, na Cidade da Polícia, para capacitar os policiais da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) – região do centro e zonas Sul e Norte da cidade do Rio de Janeiro.

 reducao-crimes

 

Pela primeira vez na capital, a capacitação foi direcionada a policiais militares, civis, rodoviários, bombeiros e guardas municipais e teve o objetivo de integrar e coordenar as ações de preservação do local de crime e da investigação criminal como o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, destacou.

 

– Quero dar aos parabéns para os idealizadores do seminário, que é resultado da integração da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) com a Polícia Civil. E tem o objetivo de fornecer informações para preservar o local de crime que ajuda elucidar o delito mais grave que é o contra a vida – disse o secretário Beltrame para os policiais presentes no seminário.

 

 

Para um dos idealizados e palestrante do evento, o delegado Filipi Poeys, o seminário obteve bons resultado no interior e tem muito a contribuir para capital:

 

– Essa capacitação ajuda a instruir os agentes de segurança para entender que o local de crime deve ser preservado. O seminário já atingiu um bom resultado quando passou pela cidade de Campos que conseguiu reduzir o número de homicídios. Preservar o local de crime é importante para alcançar resultados como esse.

 

Nessa edição foram oferecidas 480 vagas para os agentes de segurança distribuídos em seis turmas, sendo que 170 vagas para policiais lotados em UPPs. O Seminário abordou temas como rotina de atendimento aos Locais de Crime; conceitos sobre vestígios, indícios e evidências; legislação aplicada; isolamento e preservação de locais de crime. E contou ainda com simulação de preservação de local de crime (laboratório).

 

Para o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, a boa experiência da capacitação deve ser levada para o restante do Estado:

– O Seminário Itinerante sobre Preservação de Local de Crime já capacitou cerca de 2 mil agentes de seguranças e essa experiência positiva continuará nas outras regiões no qual o seminário ainda não passou. Temos que cada vez mais multiplicar esse conhecimento. – ressaltou o subsecretário Roberto Sá.
 

 

Essa foi a nona edição do seminário que já passou pelas cidades de Miracema (6ª RISP),São Pedro da Aldeia (4ª RISP), Duque de Caxias (3ª RISP) , Macaé (6 ª RISP), Volta Redonda (5 ªRISP), e Nova Iguaçu (3ª RISP), Teresópolis (7ªRISP), e Campos dos Goytacazes (6ªRISP).