Início Plantão Brasil Senado quer taxar compras on-line internacionais

Senado quer taxar compras on-line internacionais

Os brasileiros correm o risco de ter que conviver com mais um imposto. O Senado planeja tributar as compras feitas em outros países pela Internet, em uma tentativa de compensar as perdas financeiras com o ICMS, que não é cobrado nesses casos, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

 

Estudos feitos pelo Senado mostram que o brasileiro já gastou US$ 25 bilhões em compras on-line em sites dos Estados Unidos. Hoje, com as novas regras do ICMS, não há cobrança nesse tipo de operação comercial.

 

 

Conforme reportagem publicada neste domingo (27/05) no jornal O Globo, a ideia dos senadores é criar um novo imposto para garantir recursos aos estados de destino. Hoje, as compras pela Internet feitas no exterior estão sujeitas a taxas e multas impostas pela Receita Federal.

 

 

De fato, o governo tem aumentado o cerco com as compras feitas fora do Brasil. A operação Maré Vermelha da Receita Federal, deflagrada em março, tem causado atrasos de até quatro meses para a chegada das mercadorias aos consumidores. A medida aumenta o número de cargas fiscalizadas no chamado “canal vermelho” da Alfândega nos portos, que faz vistoria documental e física dos produtos.

 

 

A Receita também intensificou a fiscalização nos aeroportos, principalmente em São Paulo. Lá, os ficais inclusive dispõem de scanners móveis capazes de detectar a quantidade, o formato dos objetos e saber se são de metal, vidro, plástico ou material orgânico.

 

 

Fonte: Site Adrenaline