Início Plantão Rio Sérgio Cabral recebe Delegação de Senadores e Empresários Franceses

Sérgio Cabral recebe Delegação de Senadores e Empresários Franceses

Encontro com empresários

 

O governador Sérgio Cabral se reuniu com membros do Senado francês e empresários do país, nesta sexta-feira (02/03), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. A audiência, que durou cerca de uma hora e meia, teve como principal objetivo o estreitamento de laços entre o Estado do Rio e a França. No encontro, Sérgio Cabral traçou um panorama do cenário econômico atual e falou sobre as perspectivas futuras para o Rio de Janeiro. Entre os assuntos abordados estiveram o aumento dos investimentos franceses no estado, a preparação do Rio para eventos como a Rio + 20 e as Olimpíadas de 2016, bem como o sucesso da política de segurança pública.

 

 

Cabral ressaltou alguns dos grandes investimentos feitos por empresas francesas no Brasil como a L’Oreal, a Michelan – que irá inaugurar possivelmente em setembro uma fábrica no Rio -, além da PSA – Peugeot Citroën que dobrará sua capacidade de produção de automóveis no estado, entre outras. O governador enumerou ainda setores onde os recursos franceses serão bem-vindos:

– Segundo a Firjan, o Rio de Janeiro receberá, nos próximos cinco anos, investimentos vultosos, públicos e privados, nacionais e estrangeiros, de US$ 100 bilhões. Grande parte do setor de óleo e gás, mas também do setor automobilístico. Temos aqui espaço para investimentos em setores como o de novas tecnologias, área ambiental, o setor petroquímico, de entretenimento e serviços. Considero que no ramo da hotelaria a presença de companhias francesas ainda é muito tímida – avaliou.

 

O Vice-Presidente do Senado Francês e presidente da Fondation Prospective Et Innovation, Jean-Pierre Raffarin, destacou o interesse da França em conhecer um pouco mais sobre a estratégia de organização adotada pelo Governo do Rio para garantir a execução da Rio+20. Segundo o governador Sérgio Cabral, o evento, que receberá autoridades do mundo inteiro, será realizado com ‘tranquilidade’.

 

 

– Na Rio 92, a cidade como o estado viviam uma situação de decadência econômica e violência. Agora teremos mais quartos de hotéis para hospedar estrangeiros e mais paz. Estamos muito tranquilos em relação ao evento – disse o governador.

 

 

Além do aumento do número de fábricas estrangeiras instaladas no Rio, da revitalização da economia fluminense realizada nos últimos quatro anos e de ações incisivas na área de segurança pública que incluíram a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), os participantes da reunião conversaram sobre os grandes centros de tecnologia em pesquisa que estão sendo instalados com recursos de multinacionais na região fluminense.

 

Participaram do encontro empresários dos setores de Energia, Químico, Industrial, Ambiental, de Engenharia, de Informação. Também estavam presentes Yves Saint-Geours, embaixador da França no Brasil, Jean- Claude Moyret, cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Gilles Berharult, presidente do Club Rio+20, entre outros.

 

Agência Governo do Rio