Início Plantão Rio Sérgio Ruy fará palestra sobre plano estratégico do estado na Rio+20

Sérgio Ruy fará palestra sobre plano estratégico do estado na Rio+20

O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, fará na sexta-feira (22/06) uma palestra sobre o Plano Estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro – 2012-2031, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A palestra será realizada a partir das 11h30min, na Sala A do Pavilhão do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, durante a Cúpula Mundial de Estados e Regiões.

 

 

– A construção de uma visão estratégica sobre o futuro representa o planejamento de longo prazo na administração pública estadual, identificando entraves e oportunidades ao desenvolvimento de nossa realidade econômica, social e ambiental – disse Sérgio Ruy Barbosa.

 

 

O Plano Estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2012-2031 é a atualização da versão publicada em 2007. Para o secretário, o Plano tem a virtude de apontar, em um período de 20 anos, os eixos de atuação do Poder Executivo a serem ajustados ao modelo de gestão pública para resultados.

 

 

O estudo exibe dados, análises e projeções com base em um trabalho de reflexão coletiva do governo estadual realizada nos últimos cinco anos.

 

– O Plano também apresenta os desafios setoriais de longo prazo e as estratégias formuladas para nortear a atuação governamental em direção aos objetivos estabelecidos e já perseguidos por ações exitosas em vigor desde 2007 – disse Sérgio Ruy Barbosa.

 

 

Para o secretário, “um trabalho que parte de constatações do presente e contemple formulações aplicáveis em um horizonte de 20 anos representa, sem dúvida, uma significativa oportunidade para a reflexão sobre o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”.

 

 

Em sua apresentação, Sérgio Ruy Barbosa falará sobre os contextos e tendências do Estado do Rio de Janeiro, como fatores de continuidade e mudança, e fará uma análise de oportunidades e ameaças. Entre as obras em andamento, destacará as do Maracanã e do Arco Metropolitano, como símbolos dos investimentos previstos até 2020, que devem superar os R$ 210 bilhões.

 

 

Ele falará também sobre os cenários e projeções para o Rio de Janeiro até 2030, os desafios setoriais de longo prazo de 22 Secretarias de Estado, as estratégias setoriais e os investimentos programados para os próximos 20 anos.

 

 

Fonte: Governo do Rio