Início Plantão Rio Seropédica vai ganhar água e esgotamento sanitário

Seropédica vai ganhar água e esgotamento sanitário

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) anunciou, nesta segunda-feira (10/8), que já está licitando as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no Bairro Boa Fé, em Seropédica, na Baixada Fluminense, um investimento de R$ 6 milhões. A notícia foi comunicada à população pelo governador Sérgio Cabral, depois de dar início a outra obra tão ou até mais importante: a ampliação do sistema de oferta e distribuição de água no Bairro Fazenda Caxias.

Ao lado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, Cabral disse que a obra vai trazer mais qualidade de vida para Seropédica, uma dívida de muitos anos que a Cedae começava a pagar.

– É um absurdo a água da adutora de Ribeirão das Lajes passar ao lado e seguir para o Rio sem abastecer a região daqui – frisou Cabral.

A obra vai custar aos cofres da Cedae R$ 1 milhão, primeiro investimento da empresa estadual depois de assinar convênio com a Prefeitura de Seropédica. O projeto tem prazo para terminar em oito meses. Ele prevê o assentamento de cerca de 57 mil metros de rede distribuidora, em tubos de PVC, que serão ligados ao sistema de Ribeirão das Lajes. A elevatória atenderá a cerca de 15,8 mil moradores, por meio de 3,2 mil ligações domiciliares.

– Esta obra é muito importante para Seropédica. A nova tubulação tem três vezes mais diâmetro que a antiga, de apenas 100 milímetros, nove vezes maior em volume de água – detalhou Victer.

O prefeito Darci dos Anjos assinou convênio para a Cedae fornecer água ao município, mesmo recebendo uma proposta de privatização do sistema, por considerar que seria mais benéfico à população.

– E hoje estamos vendo, nesses tubos aqui ao lado, o primeiro fruto dessa parceria com o governo do estado. Esses tubos vão levar vida à nossa gente– discursou o prefeito, cuja primeira-dama, Márcia de Freitas Lopes, também secretária municipal de Educação, entregou ao governador um cesto cheio de produtos do município.

O vice-governador informou que o Arco Metropolitano, que está em andamento, terá ligação com Seropédica, por meio de um viaduto que será construído pelo governo do estado, entre a nova rodovia e a antiga Estrada Rio-São Paulo.

– Ficam pessoas fazendo fofoca dizendo que o Arco vai passar ao largo de Seropédica. Não vai, não. Vai ter, sim, um viaduto moderno, podem ter certeza – garantiu Pezão, acrescentando que o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), do Ministério dos Transportes, já está licitando as obras de recapeamento asfáltico e construção de acostamentos na antiga Rio-São Paulo.

Também estavam presentes à solenidade o presidente da Assembléia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, o secretário estadual de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, e o coordenador regional da Fundação nacional de Saúde (Funasa), Marcos Mufarrej, entre outros.
 

 

Fonte: Governo do Estado