Início Plantão Rio Serviço de tomografia móvel em Nilópolis

Serviço de tomografia móvel em Nilópolis

No pátio do Terminal Rodoviário de Nilópolis, na Baixada Fluminense, um veículo chama a atenção dos passageiros que transitam pelo local diariamente. É o serviço de tomografia móvel, estacionado na rodoviária desde o início da semana.
A carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, recebe cerca de 60 pacientes por dia. A expectativa é realizar, de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 18h, 500 exames até 16 de outubro. É a chance de moradores da região terem acesso a um equipamento moderno que garante um diagnóstico seguro e rápido, permitindo um tratamento mais adequado para diversas doenças. Os exames de imagem podem ajudar a detectar lesões provocadas por traumas, tumores e processos infecciosos.
O projeto da Secretaria de Saúde e Defesa Civil garante a realização de tomografia de múltiplos detectores em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em cidades em que não há esse tipo de exame ou em locais onde o serviço não é capaz de suprir a demanda. O equipamento pode realizar um exame de corpo inteiro em até 30 segundos. O aparelho é operado por três profissionais especializados na área. Em unidades de saúde privadas, esse tipo de avaliação custa entre R$ 300 e R$ 650.
Para usar o tomógrafo, os moradores de Nilópolis devem entregar o pedido à prefeitura da cidade, que o encaminha à Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil para agendamento. A lista é devolvida ao Município, que comunica ao paciente o dia, o local e a hora do exame. Os usuários do SUS que possuem aparelho celular recebem a confirmação via SMS, 48 horas antes da data marcada. O resultado é entregue à prefeitura, que fica responsável por encaminhá-lo ao paciente. Para fazer o exame, é necessário ter prescrição médica.
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada está em funcionamento há mais de um ano e já percorreu os municípios de Resende, Valença, Teresópolis, Três Rios, Bom Jardim, Araruama, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Nilópolis, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados, Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Teresópolis, Nova Friburgo, Macaé e São Fidélis. Ao todo, foram realizados 16.631 exames.

Fonte: Governo do Estado