Início Plantão Rio Servidor ganha Sala de Relaxamento para aliviar o estresse

Servidor ganha Sala de Relaxamento para aliviar o estresse

A Sala de Relaxamento recém-inaugurada no oitavo andar do prédio anexo da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, é uma ideia simples e bem sucedida desde o seu primeiro dia de funcionamento. O novo espaço, idealizado pelo terapeuta Luiz Carlos Silva Melo, integrante da Coordenadoria de Valorização do Servidor da Secretaria Municipal de Administração, oferece quatro esteiras de massagem que atuam no corpo inteiro do paciente. A música terapêutica e a iluminação adequada garantem o relaxamento durante 25 minutos. Registrando a média de 30 pessoas atendidas por dia, a abertura da sala no dia 21 deste mês faz parte das comemorações do Dia do Servidor (28 de outubro).

 

– A gente que trabalha nessa área está sempre querendo aperfeiçoar o trabalho. Vi na internet os benefícios oferecidos por essas esteiras massageadoras que atuam na circulação sanguínea do paciente e possibilita o alívio do estresse. Comprei uma para mim e comprovei o quanto era benéfica. Vi que se adequava perfeitamente ao trabalho que desenvolvemos aqui no Cass (Centro Administrativo São Sebastião). É claro, falei sobre a novidade para a Vânia Cassano, nossa coordenadora. Ela adorou a ideia e montamos esse novo espaço para somar às terapias que já desenvolvemos – explica Luiz Carlos.

 

Além do ambiente totalmente preparado para aliviar as tensões do dia a dia, os servidores que buscam o serviço podem se servir de chá de camomila e de capim limão, além de biscoitos amanteigados, conforme acrescenta o terapeuta, há 10 anos na Prefeitura do Rio.

 

– Todo o nosso trabalho é voltado para a qualidade de vida do servidor. Sabemos do estresse do funcionário e trabalhamos para diminuir isso dando oportunidade para que ele alcance o equilíbrio das energias. Uma questão emocional mal resolvida pode trazer danos à saúde.

 

Para Dorothéa Silva de Souza o novo espaço chegou na hora certa, já que tem estado com os nervos “à flor da pele”, como ela mesma define. Funcionária da Divisão de Publicidade da Secretaria Municipal de Fazenda, Dorothéa ficou sabendo do novo espaço através da capa do Diário Oficial, no último dia 21.

 

– Vi a novidade no DO e procurei o atendimento logo no primeiro dia, na hora do meu almoço. Sou muito ansiosa e essa Sala de Relaxamento caiu como uma luva para mim. Gostei muito desta nova terapia. Tenho enfrentado problemas no meu trabalho, por isso foi ótimo ter vindo. Estou me sentindo mais tranquila. A esteira realmente melhora a circulação, relaxa mesmo. Pretendo voltar.

 

Nesta primeira semana de funcionamento os servidores interessados estão sendo atendidos por ordem de chegada, dentro do horário das 9h às 16h. Mas a partir da próxima segunda-feira, dia 28, o espaço já passa a funcionar somente com o agendamento prévio. Para cada marcação, o paciente terá direito a quatro sessões na esteira durante um mês, sendo uma vez por semana.

 

A servidora Vângela Oliveira trabalha na Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos da SMA desde 1981 e não dispensa os serviços oferecidos pela equipe da Medicina Alternativa. Para ela, a assistência prestada aos funcionários é tão importante que merece divulgação ainda maior e até mesmo ser ampliada.

 

– Tomei conhecimento da nova sala hoje e já fui atendida. Ando com problemas na coluna e essa equipe tem sido maravilhosa comigo. Antes de entrar na Sala de Relaxamento, fiz massagem com a Fátima Bonfim e auriculoterapia (aplicação de sementes na orelha). É sempre muito bom. Vou agendar novos horários para mim.

 

O novo serviço da Coordenadoria de Valorização do Servidor, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, é conhecido em algumas empresas como Sala de Descompressão. Segundo Fátima Bonfim e Silva, o novo espaço chega como um excelente complemento aos benefícios já oferecidos pela equipe.

 

– Esse trabalho que oferecemos tem ajudado muita gente aqui na prefeitura. São professores, enfermeiros das unidades de saúde e funcionários de setores diversos que nos procuram com dores e problemas de estresse. Dependendo do caso, como dores no peito, encaminhamos o paciente primeiro para o posto de saúde para que seja descartado algum problema mais grave. Estamos felizes com os resultados alcançados – diz a terapeuta Fátima.

 

 

 

Medicina Alternativa no CASS

A SMA, através da Coordenadoria de Valorização do Servidor, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, implantou o programa de Medicina Alternativa na Prefeitura do Rio em 2003, para diminuir o estresse e levar qualidade de vida aos servidores. Além da nova Sala de Relaxamento, os serviços oferecidos são os seguintes:

 

Auriculoterapia – Técnica que usa o pavilhão auricular, chamado na medicina tradicional chinesa de micro sistema, onde podem ser utilizadas sementes de mostarda ou esferas, aplicadas em pontos específicos, para o tratamento de saúde.

 

Shiatsu – Massagem que aplica a dígito pressão nos pontos de energia vital do corpo.

 

Reflexologia – Massagem nos pés que estimula os pontos de energia do organismo.

 

Reiki – Tratamento que utiliza uma técnica de imposição das mãos. Atua com resultados concretos na ansiedade, stress e depressão.

 

O espaço fica no prédio anexo da Prefeitura do Rio (Rua Afonso Cavalcanti, 455 Bloco 2 – 8º andar Ala A). A marcação de consultas deve ser feita pelo telefone 2976-3392.