Início Plantão Rio Servidores municipais do Rio de Janeiro podem obter descontos de 40% a...

Servidores municipais do Rio de Janeiro podem obter descontos de 40% a 70% em cursos

O prefeito Marcelo Crivella assinou na terça-feira (26/03) um acordo com a Universidade Estácio de Sá que vai beneficiar cerca de 350 mil servidores do quadro permanente (entre servidores efetivos, comissionados e lotados em funções de confiança), seus dependentes, inativos e pensionistas. Representantes da Prefeitura e da direção do Grupo Estácio expandiram um termo de cooperação que permitirá aos servidores obter descontos de 40% a 70% em cursos da universidade.

“O benefício vale para servidores, aposentados e dependentes, que agora têm bolsa de até 70% nos cursos da Estácio.  Isso abre um horizonte para milhares de pessoas, porque a educação é a melhor semente a se plantar, é a que dá melhores frutos” , disse o prefeito.

Prefeitura fecha acordo com Universidade Estácio de Sá

Foto: Mauricio Val/Prefeitura do Rio

Para os cursos presenciais de graduação, nos turnos da manhã e da noite, o desconto será o teto (70%). Serão elegíveis mais de 100 cursos, com exceção de Medicina, Medicina Veterinária, Gastronomia e Odontologia.

Entre os cursos oferecidos com desconto para os servidores estão Administração, Engenharia, Arquitetura, Direito, Biologia e Ciências da Computação.

Para os cursos de pós-graduação, em áreas como Gestão, Direito, Comunicação e Design, os descontos serão de  60% no pagamento da primeira parcela e de 50% no restante do curso.

O desconto é oferecido aos novos alunos e será mantido durante todo o curso. Servidores que já estão cursando a universidade não serão beneficiados. Para obter os descontos previstos no acordo, os servidores devem CLICAR AQUI e se inscrever até o dia 30 de março. Nesse link, o interessado deverá escolher se pretende ingressar na universidade por meio de vestibular ou utilizando a nota obtida no Enem.

Muitos servidores aproveitaram o lançamento do convênio para se inscrever no programa.  Foi o caso de Rejane Magalhães, de 38 anos, gestora da área de saúde da Prefeitura, que pretende cursar Gestão Pública:

– Fazer uma faculdade é meu sonho desde criança. Mas nunca tive condições. Era estudar ou alimentar a família. Esse desconto ajuda demais. É um novo passo em minha vida, nem estou acreditando – disse Rejane.

Assim como todos que não fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ela precisará fazer uma redação aplicada pela Estácio – a nota mínima para passar é 300, para ingressar na universidade.

Alguns servidores optaram por fazer a redação no próprio Palácio da Cidade, logo após a cerimônia. Gari há quase 10 anos, Rafael de Oliveira Carrero, de 35 anos, trabalha na cozinha da Comlurb desde que realizou um curso de cozinheiro no Senac:

– Quero aproveitar o programa para fazer Gastronomia. É uma oportunidade de me aprimorar na área – afirmou Rafael.

A parceria com a instituição de ensino abrange ainda dependentes dos servidores.

– Minha mãe é guarda municipal há 25 anos. Gostei muito da oportunidade e espero que muitas pessoas possam aproveitá-la – disse Gabriela Lopes, de 19 anos, que vai cursar Direito com 70% de desconto.