Início Plantão Brasil SESI e FAO fazem parceria para educação alimentar

SESI e FAO fazem parceria para educação alimentar

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, José Graziano da Silva, assinaram hoje na sede da organização internacional, em Roma, termo de cooperação técnica de promoção da segurança e educação alimentar que facilitará a transferência da tecnologia social do Cozinha Brasil a países da América Latina, Caribe e África.

Desde 2008, o projeto promove a educação alimentar e nutricional, com o aproveitamento integral dos alimentos, nos 27 estados brasileiros, já foi adotado por Uruguai e Moçambique e, atualmente, está em fase de implementação em Honduras, Guatemala e El Salvador.

O acordo com a FAO será concretizado por meio de ações de educação alimentar e nutricional, combate ao desperdício de alimentos, promoção e incentivo à agroindústria, associativismo e geração de renda. Possibilitará, também, a atuação conjunta das instituições no intercâmbio de conhecimentos sobre experiências de apoio à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável com foco na educação alimentar e nutricional, assistência técnica e incentivo à agroindustrialização.

O presidente do SESI-CN, Jair Meneguelli, afirmou que a assinatura do termo de cooperação propiciará a ampliação do Cozinha Brasil para os diversos países que solicitam atualmente a transferência da tecnologia. “Com esta parceria teremos um grande apoio institucional às ações do Cozinha Brasil, que podem ser concretizadas em uma política pública nos países em desenvolvimento”, acrescentou.

O diretor da FAO, José Graziano da Silva, sinalizou que a instituição poderá atuar na mobilização dos países que receberão o programa, já reconhecido pela organização internacional como um modelo a ser seguido na promoção da alimentação adequada e saudável e combate ao desperdício de alimentos. Graziano conta também com o apoio do empresariado para disseminação do programa.

Durante a viagem à Itália, o presidente do Conselho Nacional do Sesi também irá reunir-se com prefeito de Milão, Giuliano Pisapia. Em abril, o prefeito conheceu o Cozinha Brasil durante a feira de consumo consciente e estilo de vida sustentável Fa’ La Cosa Giusta! e decidiu replicá-lo nas escolas públicas de sua cidade para os alunos aprenderem a alimentar-se bem e reduzir o desperdício.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa