Início Plantão Rio Sesi oferece alimentação saudável a catadores na Rio 20

Sesi oferece alimentação saudável a catadores na Rio 20

Na próxima sexta-feira (22/06), cerca de 200 catadores de material reciclável, participantes da Conferência Rio 20 a partir da Arena Socioambiental, irão saborear receitas especiais do Programa Sesi Cozinha Brasil. O menu inclui quiche de casca de abóbora, pastel assado de talos, brigadeiro de soja, suco da horta e salpicão verde, entre outros quitutes. 

 

 

As receitas do Cozinha Brasil exploram o valor nutritivo de cada alimento, utilizam produtos regionais e sanzonais e aproveitam ingredientes pouco tradicionais, como cascas, sementes, folhas e talos de verduras e frutas. O programa, que oferece cursos para diversos públicos, “alia segurança alimentar e sustentabilidade, pois promove o aproveitamento integral de alimentos, combatendo o desperdício e minimizando o impacto ambiental”, esclarece Angela Peres, assessora do SESI/CN. Qualquer pessoa pode inscrever-se e aprender sobre nutrição, manuseio adequado dos alimentos e dos utensílios, higiene no preparo dos pratos e redução de desperdício.

 

Mais de um milhão de atendimentos foram feitos pelo Sesi em oficinas realizadas em vários municípios desde o lançamento em 2004. Existem dois tipos de cursos: um específico para educação alimentar, com dez horas de duração, e outro com 24 horas de treinamento, destinado a profissionais da área de alimentação (cozinheiros, nutricionsitas, merendeiras).

 

A metodologia do Cozinha Brasil é recomendada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO . Hoje, o programa já funciona no Uruguai, Moçambique e El Salvador. O Conselho Nacional do Sesi continua selando parcerias importantes no exterior para ampliar a transferência dessa tecnologia social a mais países da África, da América Central e Europa.

 

Em abril deste ano, durante a Feira de Sustentabilidade “Fá La Cosa Giusta”, realizada em Milão, o prefeito Giuliano Pisapia mostrou interesse em reproduzir a metodologia do Cozinha Brasil nas escolas. Em uma reunião entre os técnicos dos dois países se definiu que será construído um acordo de cooperação técnica para que as crianças da rede pública de ensino daquela cidade aprendam a se alimentar bem e sem desperdício .

 

Fonte:  Assessoria de Imprensa