Início Destaque Sessões Cine-Escola unem as linguagens cinema e educação na programação da 16a...

Sessões Cine-Escola unem as linguagens cinema e educação na programação da 16a CineOP

Evento promove também a Mostrinha de Cinema com sessões que oferecem 100% de acessibilidade para reunir toda família

Educadores e estudantes têm programação garantida durante a 16a CineOP. Serão promovidas sessões Cine-Escola para atender faixa etária a partir de cinco anos de idade. Os filmes ficarão disponíveis pelo site www.cineop.com.br de 23 a 30 de junho

A CineOP promove anualmente o programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que também vai acontecer na versão online do evento. Portanto, estudantes e professores têm programação garantida na 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com a realização de sessões Cine-Escola, cine-debates e material didático produzido exclusivamente para cada filme em exibição com sugestões de reflexões e atividades para serem trabalhadas com os alunos a partir de cinco anos de idade. Este material pode ser solicitado através do e-mail cine-escola@universoproducao.com.br.

Ao todo serão exibidos oito filmes brasileiros distribuídos em sessões de acordo com a faixa etária. Os filmes estarão disponíveis no site www.cineop.com.br de 23 a 30 de junho, possibilitando que os educadores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os seus alunos.

Para o longa “Atravessa a Vida” (faixa etária a partir de 14 anos), os interessados poderão também assistir ao bate-papo com o diretor do filme que estará disponível na sequência da exibição do filme. Imperdível!

A proposta é unir as linguagens cinema e educação com a oferta de um programa sociocultural-educaional com foco na formação do cidadão utilizando o audiovisual como ferramenta didática no processo pedagógico interdisciplinar.

Todas as atividades serão desenvolvidas em plataforma virtual no site oficial do evento – www.cineop.com.br, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

SESSÕES CINE-ESCOLA | FILMES EM EXIBIÇÃO

* Faixa etária sugerida: 05 a 07 anos – Classificação indicativa: livre

O MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO – Animação, Cor, Digital, 10min, MG, 2021

Direção: Jaqueline Dulce Moreira

Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação e isso cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida do seu bichinho, a menina aprende muitas coisas sobre essas curiosas criaturas e descobre uma nova forma de se divertir.

RAONE – Documentário, Cor, Digital, 2min, SP, 2021

Direção: Camila Santana

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

VENTO VIAJANTE – Animação, Cor, Digital, 6min, CE, 2020

Direção: Os Alunos / Analúcia Godoi | Projeto Animação

Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

* Faixa etária sugerida: 08 a 10 anos – Classificação indicativa: livre

A MENINA E O VELHO – Animação, Cor, Digital, 10min, SC, 2021

Direção: Luciano Fusinato

Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

O MENINO E O OVO – Ficção, Cor, Digital, 12min, MT, 2020

Direção e Roteiro: Juliana Capilé

Em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto, de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo para descobrir a verdade. Mas nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

* Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos – Classificação indicativa: livre

MENSAGEM DAS ESTRELAS – Ficção, Cor, Digital, 11min, SP, 2020

Direção e Roteiro: Ariel Pereira Quintela

Uma notícia de TV interrompe uma briga entre pai e filha. Uma forma de vida inteligente fora da Terra nos enviou um questionamento. “Você é feliz?” O debate gerado entre um filósofo e um cientista no jornal sobre o que é felicidade transforma o conflito que estava acontecendo e traz à família uma oportunidade para se perdoarem.

ANA & COPACABANA – Ficção, Cor, Digital, 3min, RJ, 2020

Direção e Roteiro: Edem Ortegal

Em Copacabana, Rio de Janeiro, Ana descobre um amor pela fotografia durante a tensa quarentena de 2020.

* Faixa etária sugerida: 14 anos – Classificação indicativa: 12 anos

ATRAVESSA A VIDA – Documentário, Cor, Digital, 84min, RJ, 2020

Direção: João Jardim

Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior de Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

• Na sequência do filme, bate-papo com o diretor João Jardim.

MOSTRINHA DE CINEMA| SESSÕES PARA TODA FAMÍLIA

Na 16a CineOP tem programação para toda família. Uma seleção especial de filmes para crianças e jovens reúne quatro filmes brasileiros, sendo dois curtas e dois longas-metragens. As produções poderão ser vistas de 24 a 28 de junho no site oficial do evento www.cineop.com.br.

O curta-metragem “As Novas Aventuras Do Kaiser”, animação do diretor Marcos Magalhães, conta a história de Guilherme e Olívia, dois jovens brasileiros apaixonados por cinema de animação. Depois de ouvirem falar sobre o primeiro filme animado produzido no país, eles vão até a Biblioteca Nacional para colher informações sobre “O Kaiser”, de Álvaro Marins. Acidentalmente, no entanto, eles libertam o personagem da sua prisão centenária e agora precisam evitar que ele destrua o Centro do Rio de Janeiro com seu ímpeto belicoso.

Já “Me Liga Na Lata – Episódio 09 – Maranhão”, dos diretores Renata Meirelles e David Reeks, é um documentário. Com um telefone de lata, crianças de nove Estados brasileiros conversam entre si e criam uma cumplicidade de temas ao mesmo tempo que revelam aspectos singulares de cada região. No Maranhão, elas nos contam sobre a festa do Bumba meu Boi, a vida no mangue, o navegar de barquinhos feitos da raiz do araticum e quilhas de chumbo derretido, a tradicional prancha de tampa de geladeira, os brinquedos feitos da palha de babaçu e o passo a passo da construção até a zoada, do carrinho de boi. Este filme oferece 100% de recursos de acessibilidade – tradução em Libras, audiodescrição e legendas descritivas.

O longa-metragem “Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota, é uma divertida comédia que agrega uma série de referências aos filmes que compõem o imaginário do cinema infantojuvenil dos anos 1980, numa mistura de ficção científica, terror e drama familiar. Os quartos cheios de pôsteres de filmes e revistas em quadrinhos e o parque de diversões e seus mistérios são cenário das desventuras de Alice e a busca pela sua identidade. O longa é uma verdadeira viagem no tempo para jovens, crianças e adultos.

E em “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”, do diretor mineiro Guilherme Reis, três irmãos fazem sucesso na escola com as caixinhas da avó, relíquias de família que transportam pessoas para o universo das cantigas de roda. Porém, para decepção das crianças, o pai delas não consegue entrar na brincadeira. Enquanto isso, o objeto desperta a atenção de um ganancioso empresário.

SOBRE A CINEOP

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16ª edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br

Acompanhe a 16ª CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, Cedro Mineração, Cemig|Governo de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural

Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações

Idealização e realização: Universo Produção

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Governo de Minas Gerais

Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO”
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • SHOWS

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

ETC Comunicação | (31) 99742.7874 – Luciana d’Anunciação | [email protected]/ (31) 99120.5295 – Jihan Kazzaz |[email protected]

Universo Produção| (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda e ETC Comunicação