Início Plantão Brasil Simpósio de Novas Tecnologias

Simpósio de Novas Tecnologias

A indústria brasileira dedica hoje grande atenção a veículos capazes de garantir a competitividade no mercado interno, o que desperta crescente interesse do mercado internacional. Quais serão as plataformas adequadas para a região? Qual será o conteúdo dos novos carros? Projetar veículos premium ou apenas garantir presença no mercado de populares? Como evolui a eletrônica embarcada no País? A engenharia brasileira faz progressos diante das tendências e desafios da globalização? Especialistas do setor falarão sobre estas e outras questões no tradicional Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias na Indústria Automobilística.

O encontro anual de avaliação será realizado dia 29 de março, no Centro de Convenções Milenium, na Vila Mariana, em São Paulo. Entre os palestrantes estarão Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors, que abordará o tema central do simpósio: Uma Nova Equação para a Indústria Automobilística Brasileira Resistir às Investidas Internacionais no Mercado Local.

Inovação – Paulo Aleo, diretor de Engenharia da MAN Latin America, também tratará da mesma questão sob o ponto de vista das operações de veículos comerciais. Paulo Matos, especialista em inovação na Fiat Automóveis, apresentará as tendências no desenvolvimento de projetos automotivos.

Inovação será também destaque no painel sobre os esforços de empresas e consultorias para agregar valor aos projetos brasileiros, com a participação de Ayres Pinto de Andrade Filho, gerente de Engenharia Avançada da Melling; Anderson Alves, diretor geral da Altran; Hayram Nicacio, gerente de Novas Tecnologias da MSXI; Martin Vollmer, presidente da EDAG; e Milton Lubraico, engenheiro-chefe da Ford.

Um painel exclusivo com diretores de engenharia reunirá as inovações que as empresas sistemistas têm preparado para os novos veículos. Confirmaram presença Flávio Campos, da Delphi; Jair Pasquini, da Bosch; Raul Germany, da Dana; e Gino Montanari, da Magneti Marelli.

Veículos híbridos e elétricos: A revolução da eletrônica veicular e os carros elétricos estarão em destaque. Os convidados para apresentações são Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi no Brasil, e Plínio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da GM.

O Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias na Indústria Automobilística será realizado das 8h30 às 17h40. O endereço do Milenium é rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo. As inscrições devem ser feitas na SAE BRASIL pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão no website>u> www.saebrasil.org.br

PROGRAMAÇÃO

Painel: O DESENVOLVIMENTO DOS PESADOS – Paulo Aleo, diretor de Engenharia da MAN Latin América.
Painel: A EVOLUÇÃO NO PROJETO AUTOMOTIVO BRASILEIRO – Paulo Matos, especialista em Inovação e Metodologia da Fiat Automóveis.
Painel: ENGENHARIA AGREGA VALOR AOS PROJETOS – Ayres Pinto Filho, gerente de Engenharia Avançada da Melling; Anderson Alves, diretor geral da Altran; Hayram Nicacio, gerente de Novas Tecnologias da MSXI; Martin Vollmer, presidente da EDAG; e Milton Lubraico, engenheiro-chefe da Ford.
Painel – A REVOLUÇÃO DA ELETRÔNICA VEICULAR E OS CARROS ELÉTRICOS – Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi no Brasil, e Plínio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors.
Painel Diretores de Engenharia – TRABALHO A 4 MÃOS: QUEM FAZ O QUE – Flávio Campos, de Engenharia da Delphi; Jair Pasquini, diretor da Bosch; Raul Germany, diretor de Engenharia da Dana; e Gino Montanari, diretor de Engenharia da Magneti Marelli.
Palestra – UM PROJETO DE COMPETITIVIDADE PARA O BRASIL – Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors Mercosul

Fonte: Assessoria