Início Plantão Rio Simulado de desocupação celebra o Dia Municipal de Redução de Desastres Naturais

Simulado de desocupação celebra o Dia Municipal de Redução de Desastres Naturais

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), por meio da Defesa Civil, realiza, no domingo (5/07), data em que é celebrado o Dia Municipal de Redução de Riscos de Desastres, um exercício simulado de desocupação do Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes da cidade em todas as 103 comunidades cariocas que contam com o aparato.

 

 

 

Os moradores, no entanto, não precisarão deixar suas casas. Quando as sirenes que simulam a ocorrência de chuvas e possibilidade de deslizamentos forem acionadas, técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e voluntários, que orientam os moradores no acesso aos pontos seguros, irão simular uma operação real em dia de possibilidade de desastre natural, além da retirada de portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

 

 

– A Defesa Civil Municipal é considerada uma das mais importantes e bem sucedidas em ações de adaptação e redução de risco de desastres, tornando o Rio uma referência mundial como cidade resiliente. O simulado é uma oportunidade de testar a mobilização dos atores envolvidos na resposta. Esse é o principal objetivo – destaca o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta.

 

 

 

O Sistema de Alerta e Alarme é acionado diretamente do Centro de Operações Rio (COR), caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos, com grande acumulado de água que pode provocar deslizamentos nestes locais. Nessas ocasiões, os agentes e as lideranças locais recebem mensagens (torpedos) nos aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura e orientam os moradores.

 

 

 

Os agentes e líderes comunitários recebem também um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações. Os moradores das áreas ganham material educativo para orientá-los e familiarizá-los sobre o funcionamento do sistema. O objetivo do acionamento das sirenes é lembrar aos moradores a importância da prevenção para a redução de desastres.

 

 

 

O Sistema de Alerta e Alarme foi implantado em 2011, em 103 comunidades do Rio, com aproximadamente 18 mil imóveis e conta com 150 pontos de apoio e 166 estações de sirenes. A Defesa Civil também já capacitou mais de cinco mil agentes comunitários e já realizou 20 exercícios simulados de desocupação.