Início Plantão Rio Sinais de trânsito estãosendo regulados após apagã

Sinais de trânsito estãosendo regulados após apagã

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informa que todas as equipes de manutenção semafórica da CET-Rio estão nas ruas da cidade verificando os sinais que ainda estejam com problemas por causa do blecaute ocorrido no final da noite de ontem, dia 10, e que se estendeu até a madrugada de hoje. A previsão dos técnicos é de que, até o final da noite desta quarta-feira, todos os sinais estejam funcionando normalmente.

No momento, das 208 ocorrências recebidas pelo Centro de Controle Operacional da CET-Rio, 86 já foram normalizadas. De acordo com as equipes, a maioria dos cruzamentos encontrava-se em flash, ou seja, com a luz amarela intermitente. Os bairros mais atingidos foram Copacabana, Ipanema, Leblon, Madureira, Taquara e Praça Seca (ambas em Jacarepaguá), Campo Grande, Irajá, Bonsucesso, Ramos, Méier e parte da Tijuca, além de alguns pontos no Centro.

No entanto, ainda há registros pontuais de problemas na sinalização nas avenidas Santa Cruz e Ministro Edgar Romero, na Rua Candido Benício, na Av. Brás de Pina, no Largo do Bicão e na Av. Meriti. Na Zona Sul, apenas alguns cruzamentos ainda apresentam problemas: Rua Visconde de Pirajá com Teixeira de Melo, Av. Atlântica com a Rua Constante Ramos e Maria Quitéria com Delfim Moreira. O efetivo operacional da CET-Rio e da Guarda Municipal continuam operando nas interseções ainda com problemas.

A CET-Rio também coloca à disposição da população o seu serviço de Disque Sinal, pelo telefone 2508-5500, para queixas sobre o mau funcionamento da sinalização.

Ação imediata – Desde o início do blecaute de ontem, por volta das 22h, a CET-Rio e a Guarda Municipal intensificaram as rondas nas vias principais, com um total de 200 agentes de trânsito nas ruas, para proporcionar mais segurança aos usuários da rede de transportes. Além disso, todo o efetivo de manutenção da CET-Rio foi posicionado em locais estratégicos, aguardando o retorno da energia, e a troca de turno dos agentes foi suspensa para dobrar o efetivo operacional a partir da meia-noite.

Após o retorno da energia, a  CET-Rio deu início a uma varredura para verificar os semáforos com problemas, e colocou nas ruas todas as equipes de manutenção. Ao mesmo tempo, Painéis de Mensagens Variáveis alertavam  os motoristas para que tivessem cautela na direção.

Apesar do blecaute, os motoristas agiram com total cautela, evitando fechar cruzamentos e causar engarrafamentos. Não foi registrado nenhum acidente de trânsito.  

Fonte: Prefeitura do Rio