Início Plantão Barra Sinal vermelho aos veículos que poluem o ambiente

Sinal vermelho aos veículos que poluem o ambiente

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) assinam, às 10h deste sábado (26/9), no Posto de Vistoria do Detran da Barra da Tijuca (na interseção da Av. das Américas com Av. Ayrton Senna), o Convênio de Cooperação Técnica para a efetivação do controle de emissão de gases poluentes e de ruídos nos veículos automotores registrados e licenciados no Estado do Rio de Janeiro.

Com isso, segundo o presidente do departamento, Fernando Avelino, o Estado do Rio de Janeiro será o primeiro do país a realizar tal fiscalização em toda a sua frota de veículos, "o que acontecerá a partir do primeiro dia útil de 2010, quando os que estiverem expelindo gases poluentes além do previsto nas normas ambientais serão reprovados na vistoria anual".

Durante o evento – que está relacionado à campanha Rio 2016 – serão feitos testes de medição de gases expelidos por diversos veículos e apresentado um vídeo com as perspectivas eletrônicas de como será o Posto de Vistoria da Barra da Tijuca depois de totalmente reformado.

Em janeiro, carro que polui o ar será reprovado na vistoria do Detran

A partir do primeiro dia útil de janeiro de 2010, todos os veículos submetidos à vistoria do Detran do Estado do Rio de Janeiro passarão pela inspeção de emissão de gases poluentes. Os reprovados não terão o documento de licenciamento emitido. Atualmente, essa inspeção só é feita na frota-alvo, ou seja, veículos de grande circulação, como táxis, vans, caminhões e ônibus.

A suspensão da inspeção dos automóveis aconteceu porque os carros passaram a ter injeção eletrônica e, por isso, o tempo de verificação da emissão na alta rotação passou a ser de mais de 40 minutos. É que os motores inteligentes, dotados de dispositivos eletrônicos, dificultam a estabilização da aceleração em 2 500 RPM (Rotações por Minuto).

Ao constatarem que 98,7% dos carros reprovados o eram na baixa rotação do motor, o Detran e o Inea decidiram, então, fazer a vistoria com a aceleração reduzida.

A partir daí, o Detran está adequando seus equipamentos para a fiscalização, que começará, em caráter provisório e educativo, entre setembro e dezembro próximos, iniciando na Região Metropolitana, para, depois, chegar ao interior.

Em janeiro de 2010 a prática começará para valer em 100% da frota do estado, com o Detran, em parceria com o Inea, atuando no controle para aperfeiçoar os registros da qualidade do ar. O departamento, que já é pioneiro no controle de aferição de gases veiculares, será também o primeiro do país no campo ambiental a cumprir integralmente as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: Detran