Início Plantão Rio Sistema acaba com mau cheiro na orla de Copacabana

Sistema acaba com mau cheiro na orla de Copacabana

O governador do Estado, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, inauguram, nesta sexta-feira, novo sistema de redução de odores da Elevatória de Parafuso, na orla de Copacabana.

De acordo com o governador Sérgio Cabral, o fim do mau cheiro na orla de Copacabana é uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores da Zona Sul do Rio, dos frequentadores da praia de Copacabana em geral e de entidades e estabelecimentos comerciais e turísticas da região.

A Cedae investiu cerca de R$ 1 milhão para a instalação do novo sistema. Com isso, segundo o presidente da companhia, Wagner Victer, a Cedae demonstra que está preocupada com a qualidade de vida das pessoas que frequentam a praia de Copacabana e com o incremento constante à atividade turística da cidade.

– Estamos implantando uma solução tecnológica inovadora que interfere diretamente na melhoria do cotidiano da nossa cidade com a eliminação do mau cheiro desta elevatória que já existe há décadas na orla de Copacabana. Além disso, como requinte do projeto, a elevatória terá a capacidade de, em ocasiões especiais, aspergir aromas perfumado na região – afirma Victer.

O presidente da Cedae também explicou que os gases emanados pelos sistemas de esgotos denominados “mefíticos” são, principalmente Metano (CH4), Gás Sulfídrico (H2S), Amônia (NH3) e Mercaptanas (RSH), que são potencialmente incômodos a partir de determinada concentração.

– É uma solução inovadora do ponto de vista tecnológico. Afinal, estaremos realizando o encapsulamento dos gases, a partir de uma pressão negativa realizada na sala subterrânea onde estão as bombas da elevatória, para posterior tratamento – detalhou Wagner Victer.

O sistema de tratamento dos odores funcionará por meio da lavagem química dos gases mefíticos provenientes da decomposição da matéria orgânica do esgoto bombeado pela estação elevatória de Parafuso. O equipamento captará os gases que serão encapsulados e encaminhados a um potente sistema de lavagem, que trabalha em três etapas. Na primeira etapa, os gases serão lavados através de um sistema alcalino. Depois, passam por outra etapa de lavagem com hipoclorito para finalmente serem purificados pelo carvão ativado. Após a lavagem, os gases então inertizados são devolvidos ao meio ambiente com redução significativa dos odores. Além da instalação do sistema de controle de eliminação de gases odoríferos, a estrutura da elevatória passou por um reforma estrutural e arquitetônica.

O investimento é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro), para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Fonte: Cedae