Início Plantão Rio Sistema agiliza a abertura de empresas

Sistema agiliza a abertura de empresas

Uma boa notícia para os empresários e para a administração pública do Rio de Janeiro: nesta quarta-feira (22/2) será assinado o Convênio de Cooperação Técnica entre a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae/RJ para implantar o Sistema de Registro Integrado (Regin) em todo o estado. Os municípios que já quiserem participar poderão assinar o termo de adesão na própria segunda.

Parte dos custos da licença do software, instalação e treinamento será financiado pelo Sebrae/RJ e Jucerja. A Junta ainda fornecerá, em regime de comodato, um computador para cada município que aderir ao Regin. O convênio terá a duração de dois anos.

O sistema, que já é usado em Santa Catarina e Espírito Santo, une órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, como Receita Federal, os estados e as prefeituras, além do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta; e o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque.

São inúmeras as vantagens de um sistema integrado e informatizado. O empresários poderão realizar todo o processo de abertura da empresa em um único lugar, economizando, assim, tempo e dinheiro. Além disso, será possível acompanhar todo o processo via internet. Já as prefeituras terão mais transparência e rapidez na legalização de empresas, maior possibilidade de geração de novos empregos, incremento na arrecadação e possibilidade de controle efetivo do quantitativo das empresas por segmentos.

As instituições envolvidas, por sua vez, terão o trabalho mais facilitado e integrado, com atualização do cadastro automaticamente, dispensa do trabalho de digitação manual e diminuição do número de exigências em processos.

Fonte: Governo do Rio