Com a criação do Sistema de Riscos e de Crises (Sigeric), o objetivo da Prefeitura do Rio é identificar ameaças e riscos que possam interromper ou prejudicar significativamente as atividades operacionais da administração municipal e/ou o funcionamento da Cidade. O decreto do Prefeito Eduardo Paes está no Diário Oficial do Município de hoje, dia 8.
O Sigeric será formado por representantes das secretarias municipais da Casa Civil e de Saúde e Defesa Civil (e sua Subsecretaria), além de outros órgãos municipais, com apoio de órgãos públicos estaduais e federais sediados no Rio. Entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais (ONGs) e entidades de classe e comunitárias também estão entre os apoiadores do novo sistema, representados por um titular e seu suplente, a exemplo dos demais integrantes do Sigeric.
Entre outras atribuições. caberá ao grupo gestor promover treinamentos específicos dos servidores públicos que participem das ações de enfrentamento a situações de crises e de emergências, com disponibilidade de recursos humanos, veículos e equipamentos para atendimento imediato e eficiente.
Com a publicação do decreto, ficam revogados os de números 19.629 (7/3/01) e 30.822 (24/6/09).
Fonte: Prefeitura do Rio