Início Plantão Rio Sistema de informação irá monitorar programas sociais nos municípios

Sistema de informação irá monitorar programas sociais nos municípios

A Secretaria de Assistência Social lançou o primeiro módulo do projeto Observatório Social, na sexta-feira (25/5). A ideia é monitorar políticas e programas sociais nas áreas impactadas pela implantação dos projetos estratégicos do Governo do Rio.

 

Os 11 municípios impactados pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá – serão os primeiros contemplados.

 

– O Comperj é o maior investimento do Brasil e já está produzindo impactos relevantes na vida econômica e social
das cidades. Cabe aos municípios, Estado e governo federal buscarem sinergias para que os efeitos colaterais, de qualquer empreendimento dessa relevância, sejam mitigados – disse o secretário de Assistência Social, Rodrigo Neves.

 

O Observatório também irá monitorar e avaliar os impactos do Arco Metropolitano; Complexo Siderúrgico do Atlântico (CSA), Porto de Itaguaí; Porto do Açu – Norte Fluminense.

 

O projeto irá contribuir para que o cenário de investimentos estaduais resulte em desenvolvimento sustentável para os municípios, como redução das desigualdades e crescimento com melhoria urbana.

 

– O Observatório Social é um sistema de informação, que vai elaborar uma base de dados, tabelas e análise crítica.
Ele é um instrumento gerencial, que vai trabalhar com os princípios da política de assistência social – afirmou a superintendente de Análise e Acompanhamento de Projetos, Lindalva Cid.

 

 

Fonte: Governo do Rio