Início Plantão Rio Sistema penitenciário fluminense adere ao Outubro Rosa

Sistema penitenciário fluminense adere ao Outubro Rosa

I

 

O Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, aderiu à campanha Outubro Rosa, que reforça a importância de exames para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Até sexta-feira, dia 30 de setembro,  detentas da unidade realizarão o exame ginecológico. A meta é atender a 80 apenadas por dia.  Após o exame ginecológico, todas as apenadas ganhaam lanches e recebem brindes com o laço cor de rosa, símbolo da campanha.

 

 

Durante as consultas com especialistas, as internas farão exames para a detecção do vírus HIV, hepatite e sífilis, além da checagem de peso e altura para verificar o índice de massa corporal de cada uma. A campanha acontece na última semana de setembro na unidade prisional, antecipando os eventos do Outubro Rosa, que começam na próxima semana.

 

 

Na abertura da campanha, ontem, o secretário de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, ressaltou a importância do convênio com a universidade. “A parceria é primordial para a saúde das internas”,  ressaltou o secretário.

 

 

Coordenadora do projeto Outubro Rosa, na Universidade Veiga de Almeida, Abilene Gouveia, elogiou a ação do Instituto Penal Oscar Stevenson. “É importante uma iniciativa como essa, que rompe barreiras. Já estamos em conversações para que a semana Outubro Rosa se estenda a outras unidades prisionais”,  disse Abilene Gouveia.

 

 

Prevenção

 Primeira da fila a ser examinada, a interna Vera Cristina Estellet agradeceu a oportunidade de realizar o exame preventivo. “Essa é uma boa chance, porque temos que cuidar da nossa saúde. Só temos a agradecer ao Estado por nos proporcionar um exame, que normalmente é muito difícil de ser realizado”,  afirmou a detenta.

 

 

A interna Sônia Aparecida de Souza elogiou a iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária. “Fico feliz em fazer parte o universo dessa campanha. Prevenir o câncer é muito importante para todas nós”,  explicou a detenta.

 

 

 

Idealizadora do projeto junto à Coordenação de Gestão em Saúde Penitenciária, a diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, Rosana Felix Bastos, destacou a parceria e o apoio do Estado. “Espero que esse seja o primeiro de muitos outros eventos visando à saúde da mulher”, ressaltou Rosana.