Início Plantão Rio Site oferece informações sobre como cuidar do lixo

Site oferece informações sobre como cuidar do lixo

Lançada no fim de 2008 para conscientizar a população sobre a produção de lixo e sua coleta, a campanha Para Onde Vai seu Lixo, idealizada pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, está sendo divulgada em anúncios no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio. A intenção é ampliar o debate em torno de um tema que precisa ser uma preocupação do presente e do futuro.

O acúmulo de lixo se transformou em um problema mundial e há tempos é tema de discussões entre os ambientalistas. Só na cidade do Rio de Janeiro 7.500 toneladas de lixo são geradas em apenas 24 horas. A produção de lixo transformou-se em uma séria questão que interfere na proliferação de doenças, no entupimento de redes de drenagem urbana, na contaminação de lençóis freáticos, na morte de animais, ou seja, no desequilíbrio de nosso ecossistema.

Para informar e conscientizar as pessoas de que há formas de minimizar o problema, a Secretaria de Ambiente lançou, juntamente com a campanha, no fim do ano passado, um site informativo. Nele, o internauta pode aprender medidas simples para reciclar o lixo e até encontrar uma lista de cooperativas que trabalham com a reciclagem de materiais.

O site também apresenta o princípio dos Três Erres (3R’s), reduzir, reutilizar e reciclar, lembrando aos interessados que cuidar e refletir sobre o lixo que as pessoas produzem é incorporar uma série de ações que imprimem uma mudança de paradigma na sociedade de consumo.

Reduzir significa consumir menos produtos e optar por aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade. Reutilizar é adaptar o uso de um produto para uma nova situação. Potes plásticos de sorvetes, por exemplo, podem ser ideais para guardar outros alimentos ou materiais.

Já reciclar envolve transformação dos materiais, ou seja, fabricar um produto a partir de um material já utilizado. Papel, papelão, latas, vidros e plásticos são algumas das potenciais fontes recicláveis. Para enviar o material pós-consumo para a reciclagem o melhor é separar o lixo no seu lugar de origem – em casa, no escritório, na fábrica, no hospital, na escola.

Vídeos sobre o lixo
Outra seção do endereço eletrônico oferece uma listagem de vídeos sobre os diferentes aspectos do problema do excesso de resíduos, incluindo o que fazer com pilhas e baterias e a questão das embalagens de longa vida.

O internauta também poderá saber os endereços de todas as secretarias municipais de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e, ainda, encontrar as perguntas mais frequentes sobre o tema na seção Fale Conosco/ Perguntas Frequentes.

Acesse o site www.meulixo.rj.gov.br e aprenda a cuidar do seu lixo.

 

 

Fonte: Governo do Rio