O hotsite Gripe A, disponibilizado na manhã de segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), registrou em seu primeiro dia mais de 3.200 acessos, até às 18h. Internautas de 15 países, entre eles EUA (23), Portugal (6), Suécia (4), França (4) e Canadá(3), contabilizaram 54 acessos internacionais.
A página, que tem seu desempenho monitorado pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), não apresentou problemas operacionais. Nem mesmo no horário de maior pico, entre 12 e 13h, quando o número de acessos ultrapassou 560 visitantes, houve problemas no acesso.
Composto de um questionário de avaliação, a página tira dúvidas e auxilia a identificação dos sintomas, contribuindo para reduzir o contágio e evitar a sobrecarga nos hospitais. Uma vez identificada a suspeita de contaminação pelo vírus da gripe A, o usuário tem acesso a informações sobre onde procurar e obter atendimento especializado.
Desenvolvido pela IplanRio para a Secretaria Municipal de Saúde, em apenas 24 horas, o hotsite foi concebido para ajudar na identificação da doença e pode ser acessado através do site www.riocontragripea.rio.rj.gov.br. A iniciativa é parte dos esforços desenvolvidos pela Prefeitura do Rio na prevenção e combate ao vírus Influenza A (H1N1).
Fonte: Prefeitura do Rio