Em operação realizada nesta terça-feira (19/01) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) lacraram quatro táxis e removeram outros dois para o depósito. Os veículos circulavam com Selo de Vistória anual vencido, pneus carecas e mau estado de conservação.
Na semana passada, também no mesmo aeroporto, a fiscalização da SMTR havia apreendido nove táxis por problemas de documentação, dois deles sem o Certificado de Inspeção do GNV. Nas duas operações, realizadas em menos de uma semana, a Prefeitura retirou de circulação 15 táxis, todos operando irregularmente no Galeão, e aplicou 25 multas.
Hoje, os fiscais concentraram suas ações nos terminais 1 e 2, que já apresentavam pela manhã uma grande movimentação de turistas em função dofFeriado de São Sebastião, padroeiro da cidade, comemorado nesta Quarta-feira, 20.
Além dos lacres e da remoção dos veículos para o depósito de Manguinhos, os taxistas receberam 13 multas pelo CTB e pelo Código Disciplinar de Transportes do Municipio do Rio de Janeiro. Os fiscais estenderam a operação para as kombis e vans do transporte alternativo retidos nas proximidades do aeroporto. Foram punidos por retirar veículo legalmente retido sem autorização; transpor bloqueio viário; ameaçar pedestre; efetuar transporte remunerado sem licença; falta do cinto de segurança; placa ilegível e mau estado de conservação.
Fonte: Prefeitura do Rio