A partir de agora, a sociedade civil terá espaço para apoiar o aprimoramento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Nesta terça-feira (27), em Brasília, foi realizada a primeira reunião do Comitê Consultivo do Grupo Gestor do programa, que reúne representantes do governo federal e de diversas entidades que atuam na área rural. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da abertura do encontro.
“Temos um desafio muito grande, o de garantir que o crescimento do PAA aconteça com controle, sem perder a qualidade e sem parar de inovar”, afirmou a ministra. Ela destacou a importância do comitê para que o programa evolua e leve geração de renda aos agricultores familiares.
A sociedade civil está representada no Comitê Consultivo pelas seguintes organizações: Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar; Via Campesina; União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Movimento dos Pequenos Agricultores; Movimento das Mulheres Camponesas; Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas; Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira; Rede Nacional de Colegiados Territoriais; Articulação Nacional de Agroecologia; e Articulação no Semi-Árido Brasileiro.
Elas vão assessorar, acompanhar e sugerir o aprimoramento das ações do PAA, em articulação com o Grupo Gestor do Programa, formado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Ascom/MDS