Início Plantão Rio Soldado da PM do rio é a primeira corneteira do Brasil

Soldado da PM do rio é a primeira corneteira do Brasil

Com somente 26 anos de idade e um ano e cinco meses de corporação, Silvana Campos Testa já comemora o título de primeira mulher a ocupar a função de corneteira na Polícia Militar do Rio e na corporação no país. A jovem soldado, que iniciou o estudo do instrumento ainda menina, no Colégio Estadual Rubens Farrulla, em São João de Meriti, atua na Coordenadoria da Polícia Pacificadora (CPP), em Bonsucesso.

 

 

Mãe de um menino de quatro anos, a policial orgulha-se de ter preenchido o cargo nunca antes ocupado por uma mulher no Brasil.

– Foi muito bom ser chamada para ocupar esse posto no CPP. Sou a primeira mulher corneteira da história da corporação no país. É um grande orgulho. Sempre admirei a carreira militar. Foi um sonho realizado entrar para a PM – disse Silvana.

 

 

O dia da soldado começa cedo, na hora do hasteamento da bandeira. É ela que executa os toques militares no ato diurno. A jovem também fica encarregada de avisar aos membros da corporação lotados na CPP sobre a chegada e a saída do comandante da unidade. A policial toca ainda o instrumento no término de serviço, às 15h, e quando a bandeira é arriada, às 18h.

 

 

Tudo começou no Centro de Formação da PM (Cfap). Lá, Silvana pôde retornar à prática da corneta.

– Eu era da primeira companhia do Cfap. Lá, estavam formando uma banda e precisavam de alguém para tocar corneta.
Toquei em duas formaturas e na minha. Depois, fui lembrada e chamada para a CPP. É uma honra – afirmou Silvana.

Interesse em aprender novos instrumentos Interessada em instrumentos de sopro, a policial quer aprender a tocar trompete:

– No final de ano é complicado ingressar em um curso, mas ano que vem vou entrar em uma aula e me esforçar
muito – disse a policial.

 

Governo do Rio