Por Graça Paes, RJ
A subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, desde 4 de abril, está com novo comando. Alexander Vieira da Costa, mais conhecido como Alex Costa, é o novo subprefeito da região. Responsável pela Área de Planejamento 4.0 (AP4), é responsável por uma área com mais de um milhão de habitantes, incluindo os moradores da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Cidade de Deus e todos os bairros de Jacarepaguá, incluindo Anil, Pechincha, Freguesia, Gardênia Azul, Curirica, Camorim, Taquara, Vila Valqueire, Tanque, Praça Seca e Sulacap, agregada recentemente.
Alex tem 42 anos, é sociólogo, pai de Lucas e Davi, e um carioca apaixonado pelo Rio. Criado no Valqueire e morador da Barrinha, o subprefeito quer continuar sendo o elo entre os moradores e os diferentes órgãos da Prefeitura. Na equipe de Eduardo Paes há mais de 14 anos, ele já exerceu o cargo de subprefeito da Barra entre 2001 e 2003. Desde 2009, com a eleição do prefeito Eduardo Paes, ocupava o cargo de secretário municipal de Ordem Pública. “Estou trazendo a minha experiência em um cargo que cuidava de toda a cidade, para somar ainda mais e atender aos pedidos dos moradores dessa região que é uma das que mais cresce na cidade e a quem está recebendo grandes investimentos” – afirma Costa.
Em entrevista ao Portal Aib News, Alex Costa respondeu as seguintes questões:
AIB NEWS – Sr.Subprefeito quais são os seus planos para a Barra da Tijuca e região à frente da subprefeitura?
ALEX COSTA – O desafio é entregar todas as obras dessa agenda de compromissos do prefeito Eduardo Paes. Estamos acompanhando as obras, ouvindo os moradores e faremos tudo para minimizar os transtornos causados por esses investimentos que vão transformar a cidade e especialmente a nossa região.
AIB NEWS : Como o Sr. vê a questão do metrô até a Alvorada, já sabendo que essa é uma esfera estadual, e não municipal, mas o que acha da luta dos moradores.
ALEX COSTA – Considero justo o pedido dos moradores. O ideal é que o Metrô chegue ao Terminal Alvorada e ao Recreio, como sugeriu o atual governador Pezão. Mas, a Prefeitura não vai esperar essa decisão, e vai fazer a ligação do Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada, interligando os BRTs Transoeste e Transcarioca à Linha 4 do Metrô.
A ligação entre o Terminal Alvorada e a Estação Jardim Oceânico através do BRT só favorece às empresas de ônibus, a mais ninguém. O trânsito não vai melhorar tanto quanto poderia caso fosse feito o metrô e o impacto ambiental será muito maior.
Diversos estudos e técnicos estão apontando as vantagens do metrô em relação ao BRT. É só pesquisar o tema em sites como “youtube” para comprovarmos isso.
Apesar de mais caro, fica claro que o metrô será uma solução muito mais eficiente em relação ao BRT.
Só quem mora na Barrinha (e agora já será atendido pelo metrô) para ser contra a expansão do metrô até a Alvorada.
É lamentável os moradores da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e demais regiões próximas não terem força política o bastante para levarem esta posição adiante. Neste caso, contra fatos há argumentos, sim, pois o que está prevalecendo é a vontade política.
Apesar de todos os esforços dos moradores, vemos claramente que a Barra da Tijuca não tem nem de perto a força política da Zona Sul. Pelo contrário, estamos a mercê de vontade política, que raramente realiza o que é melhor para a sociedade.
As pessoas sao um pouco cegas quando reclamam aqui no Brasil. Devemos ter metro até a Alvorada COM TODA CERTEZA, mas tambem com a mesma certeza devemos ter BRT ATÉ ALVORADA, uma coisa nao exclui a outra. O BRT é um modal organizado e que retira os onibus-terceiro mundo que temos das ruas da Barra. Fora que é uma opcao sem transito para quem pensa em deixar o carro em casa de forma constante ou esporadica. Mas nao podem reduzir as Americas como fizeram depois da Alvorada, ou se fizer isso, que façam a VIA 4 urgente pois o transito está infernal depois da inauguracao do BRT entre Alvorada e Recreio.