Início Plantão Barra Subprefeitura da Barra premia trabalhos sobre Educação no Trânsito

Subprefeitura da Barra premia trabalhos sobre Educação no Trânsito

concurso-subprefeitura-da-barraCom o objetivo de chamar atenção para a necessidade de respeitar a sinalização nas pistas do BRT, a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu um concurso com o tema “segurança no trânsito” entre os alunos das escolas próximas à Transcarioca. A premiação dos vencedores aconteceu no dia 22 de julho, no auditório da Escola Governador Carlos Lacerda.

 

 

A Transcarioca é um corredor expresso, que liga 27 bairros, todos com grande densidade populacional. Os ônibus articulados do BRT transportam até 160 passageiros. Para evitar acidentes é fundamental que pedestres e motoristas respeitem à sinalização.

 

 

Alex-costa-em-concurso“Os pedestres devem atravessar na faixa e os motoristas devem parar nos sinais vermelho e amarelo, porque a capacidade de frear do ônibus articulado não é a mesma de um veículo comum. O BRT é como um trem sem muro: é preciso muito cuidado”, ressalta o subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa.

 

 

A ideia do concurso surgiu como forma de conscientizar os alunos das medidas preventivas. No dia 26 de maio, foi feita uma reunião com o subprefeito Alex Costa e os gestores das 21 escolas da região, instrutores da Academia da Guarda Municipal e o diretor da Coordenadoria de Educação no Trânsito da Cet-Rio, Mauro Ferreira, ocasião em que foram dadas informações de ações educativas e sobre o próprio BRT.

 

 

O concurso foi dividido em duas categorias. Os alunos do 1º ao 5º ano deveriam enviar desenhos sobre o tema da segurança e os do 6º ao 9º ano deveriam enviar selfies (fotografias deles) no BRT com um slogan também sobre segurança. Foram inscritos 49 trabalhos de alunos de 11 escolas municipais. Todos receberam um certificado de participação. Os prêmios foram entregues nesta terça-feira.

 

 

A comissão que avaliou os trabalhos foi composta pelas professoras Ignezita Monteiro (ex-coordenadora da 7ª CRE), Sheila Regina de Oliveira, Elizabeth Cristina Moutella, Rosângela Dantas e Simone Avelar, pela jornalista Nida Rego e pela chefe de gabinete da Subprefeitura da Barra, Valéria Pimentel, além do subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa. A escolha dos vencedores aconteceu no último dia 6 de junho. O grupo concedeu um prêmio especial à aluna Jade Araújo, da turma 1501, do Ciep Doutor Adelino da Palma Carlos, que desenhou as obras do BRT, com máquinas e homens trabalhando, nas transformações do bairro.

 

 

Participaram da solenidade de entrega dos prêmios representantes das escolas municipais Professor Augusto Cony, Dom Armando Lombardy, Domingos Paschoal Cegalla, Madre Teresa de Calcutá, Mano Décio da Viola, Morvan de Figueiredo, Renato Leite, Barão da Taquara, Carlos Drummond de Andrade, Governador Carlos Lacerda e do Ciep Dr. Adelino da Palma Carlos. Também estiveram presentes a coordenadora da 7ª CRE, Sônia Marques, e a assessora da Subprefeitura, professora Ignezita Monteiro.

 

 

Vencedores

Categoria desenho, para alunos do primeiro ao quinto ano:

1º lugar – Camily Rodrigues da Silva Livramento, aluna da turma 1301 da Escola Madre Tereza da Calcutá. Prêmio: um tablet.

2º lugar – Paula Teixeira Araújo, aluna da turma 1502 da Escola Municipal Morvan de Figueiredo. Prêmio: uma máquina fotográfica de 16 megapixels.

3º lugar – Maria Luiza, aluna da turma 1504 da Escola Dom Armando Lombardy. (Além do desenho, a aluna escreveu no seu trabalho: “Cuide da sua vida! Atravesse no sinal e na faixa!”). Prêmio: um MP3

Prêmio especial: Jadde Araújo, aluna da turma 1501, do Ciep Doutor Adelino da Palma Carlos. Prêmio: um tablet.

 

 

Categoria selfie com slogan, para alunos do sexto ao nono ano:

1º lugar: Gabriel Moraes, Ciep Carlos Drummond de Andrade, Prêmio: laptop. (Frase: “Fique ligado” ao atravessar! De olho no sinal, BRT vai passar!”)

2º lugar: Ygor Mota dos Santos, aluno da turma 7701, do Ciep Carlos Drummond de Andrade (Frase: “Pra não encurtar a vida, preste muita atenção. BRT: “mão na roda” pra população.”)

3º lugar Topázio Ferreira dos Santos, da Turma 1701, do Ciep Carlos Drummond de Andrade. Prêmio: máquina fotográfica de 16 megapixels (Frase: “BRT: atravesse quando o sinal fechar e sua morte vai ter que esperar”)

 

Subprefeitura da Barra