Início Plantão Barra Surfe no Cantagalo

Surfe no Cantagalo

A ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL  (O’SURFE) foi escolhida pelos responsáveis do Centro de Referência da Juventude, ligado ao PAC do Governo Federal  para implantar no Cantagalo um módulo de iniciação ao surfe, fabricação e conserto de pranchas.

No dia 17 o módulo de surfe e a unidade de Cantagalo do CRJ foram inaugurados com as presenças do presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva, do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Numa cerimônia simples,   celebrada na linguagem surf, cada um recebeu da O’SURFE uma prancha customizada (um foguete carregado de tecnologia de ponta criada pelo shaqper Lelot) com caricatura personalizada. 

NAS ONDAS DO PAC

Fonte : http://surfecult.blogspot.com

Por Marcos Braga/ Art Prime 

 

O presidente Lula, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, posaram de surfistas ao lado do big rider Rodrigo "Monster" Resende, durante a entrega oficial do Centro de Referência da Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na manhã desta terça-feira. 

Em clima de descontração, cada um ganhou uma prancha de surf personalizada com uma caricatura e fizeram a tradicional saudação havaiana para a "foto oficial", junto a outras autoridades. Politicagens a parte, é sempre bom ver o surf reconhecido como um instrumento efetivo de inclusão social para a juventude. 

Incluído na série de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Centro de Referência da Juventude do Cantagalo- Pavão – Pavãozinho vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens de 15 a 29 anos e atividades livres, como boxe, capoeira, música, surfe e cinema, entre outras. Já os cursos se baseiam no chamado "arranjo produtivo local", que inclui produção de pranchas de surf, web design e produção de carnaval.

 

A Oficina de Pranchas será coordenada pela ONG O`Surfe liderada pelo shaper Henry Lelot e seu pai, o jornalista Berto Filho, que desde 2001 realizam um consistente trabalho com cerca de oitenta crianças das comunidades carentes do litoral do Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de visitar a sede da O`Surfe localizada no Recreio dos Bandeirantes na última semana e conversar com Lelot, Berto Filho e o assessor de imprensa da entidade, Eduardo Leite. 

A O`Surfe fica próxima às praias da Macumba e Recreio e oferece um espaço de lazer e aprendizado, onde os jovens participam de diversas atividades, desenvolvem valores de cidadadania e abrem seus horizontes para as possibilidades de uma vida melhor através do surf – seja integrando a equipe de competição, aprendendo a arte de fabricar e consertar pranchas, ou simplesmente desenvolvendo laços de amizade com outros jovens que possuem interesses comuns.  

A O`Surfe oferece ainda assistencia psicológica e os jovens assistem a palestras, recebem reforço escolar, alimentação, acesso a internet e desenvolvem atividades de condicionamento físico como yoga e jiu-jitsu. Com muitos anos de experiência em ensinar a arte da confecção de pranchas, Lelot parece ser a pessoa certa para desenvolver este trabalho com os jovens destas comunidades carentes incrustradas entre Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Fonte: O´Surfe