Início Plantão Rio Sustentabilidade marca expansão Casa Ronald

Sustentabilidade marca expansão Casa Ronald

A segunda expansão da Casa Ronald McDonald – RJ está prestes a ser concluída, e o projeto tem como pilares novos conceitos arquitetônicos, de sustentabilidade e reutilização da energia, como dispositivos de presença para acionar as luzes, energia solar e válvulas de duplo acionamento.

“Somos referência para outras instituições no assunto, que ainda é pouco trabalhado no terceiro setor. Além de implantar as ideias, fazemos questão de conversar com os hóspedes da Casa e conscientizá-los da importância de economizar água, desligar as luzes quando saem dos ambientes, fazendo com que levem a experiência para suas casas também. Preservar o meio ambiente, pensar nas melhores práticas, é cuidar também do futuro das crianças e adolescentes que estão hospedados na Casa”, explica Sonia Neves, presidente da Casa Ronald McDonald.

Para poupar energia, foram instaladas placas de energia solar para o aquecimento dos chuveiros. Além disso, os corredores ganharam dispositivos de presença para acionar as luzes apenas quando houver pessoas circulando. Nos quartos, a novidade ficou por conta de um sistema de chaves via cartão magnético que controlará simultaneamente os gastos de energia com os aparelhos de ar condicionado e iluminação, bloqueando-os assim que eles forem desocupados. Para reduzir o consumo de água, todas as descargas contam com sistema de válvula dupla, que libera quatro litros de água para despejo de resíduos líquidos, e nove litros para despejo de resíduos sólidos.
 
A arquitetura na hora do projeto também fez a diferença. A lavanderia e a exaustão mecânica ficam na cobertura no quinto andar para acelerar a secagem das roupas e proporcionar um melhor aproveitamento das condições climáticas como o sol e o vento.

O novo prédio, ao lado da construção original, na Rua Pedro Guedes, no Maracanã, tem cinco andares e dois pavimentos no subsolo e praticamente dobrará sua capacidade, das atuais 16 suítes e quatro quartos para 39 suítes, sendo nove para pacientes após transplante, acompanhados de seus familiares. Além disso, serão ampliados os corredores para facilitar o acesso de cadeirantes.

A sustentabilidade da Casa Ronald se dá através de doações de empresas, membros contribuintes, campanhas sociais, eventos promovidos por voluntários e parcerias, além da arrecadação do bazar e da lojinha. O McDonald’s é um dos padrinhos da Casa e destina, anualmente, parte da verba arrecadada com a campanha McDia Feliz, no Rio de Janeiro, para a realização dos projetos da instituição. A Casa Ronald McDonald é um programa do Instituto Ronald McDonald.

Sobre a Casa Ronald McDonald
A Casa Ronald McDonald, fundada em 24 de outubro de 1994, tem o compromisso de oferecer uma "Casa longe de casa". Para isso oferece alimentação, transporte, recreação, passeios, assistência social e psicológica às crianças e jovens com câncer em tratamento no Rio de Janeiro. 

Fonte: Casa Ronald