Foi realizado nesta terça-feira (19/01) um encontro com membros da Secretaria Municipal de Obras sobre o Transcarioca, mais conhecido como o T5, a reunião que contou com a presença do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, foi organizada pela Câmara Comunitária de Jacarepaguá.
– Essa reunião foi uma iniciativa da Subprefeitura que buscou a parceria da Câmara Comunitária para a realizar essa que é a primeira de uma série de apresentações. A ideia é esclarecer a população sobre os principais projetos autorizados pelo Prefeito para a região, como a Transcarioca – o corredor expresso de ônibus entre a Barra e a Penha; a Transoeste que ligará a Barra e Santa Cruz e inclui a construção do Túnel da Grota Funda, além da duplicação da Avenida das Américas e da macrodrenagem na Bacia de Jacarepaguá. Juntos, esses projetos somam mais de R$ 2 bi em obras, falou Tiago.
Na ocasião os participantes acompanharam a exibição do vídeo de apresentação do projeto com imagens computadorizadas das futuras instalações, tudo explicado pelo Engenheiro Eduardo Fagundes Carvalho, da Secretaria Municipal de Obras.
– O T5 é a grande aposta da atual gestão para melhorar o trânsito da cidade, dos outros corredores ele é o primeiro que será realizado, mas existem outros que irão complementar esse projeto, durante os próximos anos com certeza terão engarrafamentos, mas a secretaria de transportes estudou várias alternativas e optou pelo atual projeto, explicou o engenheiro.
O T5 será composto por quatro trechos:
1- Alvorada x Abelardo Bueno;
2- Pedro Correia x Estrada das Bandeirantes;
3- Nelson Cardoso x Viaduto Negrão de Lima;
4- Edgar Romero x Terminal da Penha;
O Transcarioca será a primeira ligação transversal da cidade e terá um coletivo de grande capacidade, os BRTs, segundo Eduardo, é uma forma de racionalizar as linhas de ônibus, pois várias linhas darão espaço para uma linha tronco:
– É importante ressaltar que não haverá linhas concorrentes, as linhas alimentadoras irão levar as pessoas até as linhas troncos, falou ele.
Foi abordada a questão do bilhete único, de acordo com o engenheiro, o Transcarioca irá seguir o modelo vigente da época. O T5 contará com uma extensão de 28 km, com duas linhas troncos e as pistas serão feitas de concreto, a viagem Barra x Penha será reduzida para 50min, hoje o mesmo percurso é percorrido em cerca de 1h30m.
Eduardo também falou do projeto de ampliar o corredor até o aeroporto internacional:
– Por enquanto o que temos de concreto é o corredor da Barra até a Penha, mas já estão sendo feitos estudos para que ele chegue até o aeroporto, mas por enquanto ainda não temos o projeto finalizado.
Para a escolha do design das estações do corredor, a prefeitura irá fazer um concurso para que seja escolhida a arquitetura. O prazo para execução dessa obra será de 36 meses, com um custo estimado de R$ 730,5 milhões, com o início previsto para maio de 2010, mas para Eduardo esse prazo pode ser adiantado.
Outro ponto importante foi a questão dos problemas, principalmente de alagamentos, que atingem alguns pontos onde o T5 irá passar:
– Por onde o corredor passar será resolvido os problemas de drenagem (alagamentos), também serão plantadas árvores e gramas, pois teremos que alargar alguns lugares e outros iremos tirar canteiros, todo o percurso terá que ser padronizado, uma das grandes dificuldades será remanejar os serviços de algumas empresas, pois o corredor não poderá parar para que sejam feitos reparos de terceiros, por exemplo, não podemos correr o risco de um cano estourar, pois o sistema não deverá parar para ser feito esse reparo, disse o engenheiro.
Uma novidade que com certeza irá beneficiar o meio ambiente é a construção de ciclovias alimentadoras, ou seja, as pessoas poderão ir de bicicletas até a linha tronco, na estação serão construídos espaços próprios para que os usuários possam guardar suas bicicletas até a volta.
Questionado sobre um possível aumento do T5 até o Metrô da Barra no Jardim Oceânico, Eduardo disse que quando o Metrô estiver funcionando com certeza esse aumento será estudado e realizado.
Outro ponto abordado foi a questão da desapropriação, a engenheira Ana Nacif, responsável pelas desapropriações, falou da dificuldade que a sua equipe enfrenta na hora de fazer a medição desses imóveis:
– Encontramos muita resistência na hora de entrarmos nos imóveis para que seja feita essa medição, alguns imóveis não serão desapropriados totalmente e sim apenas uma parte do terreno será utilizada no projeto, disse ela.
Para aqueles que ainda têm alguma dúvida sobre a desapropriação, Ana Nacif disponibilizou o número do seu setor (2503-2621) para que elas sejam sanadas. Vale ressaltar que o valor que estão sendo pagos para os donos de imóveis segue o valor de mercado, e que a lei de desapropriação é válida, ou seja, o município tem o poder de desapropriar qualquer área da cidade.
A próxima reunião realizada pela Câmara Comunitária de Jacarepaguá terá como tema “Ordem Urbana” e será realizada em março.
Fonte: Joici Souza – Repórter Especial