Início Plantão Rio Tatuzão já escava em direção à estação Antero de Quental

Tatuzão já escava em direção à estação Antero de Quental

 

 

O equipamento está escavando em direção à Estação Antero de Quental, no Leblon, que está pronta para recebê-lo. Para a partida da máquina, os engenheiros do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras neste trecho, utilizaram outra metodologia inédita na engenharia brasileira: um anel metálico com sistema de vedação interno foi acoplado à parede da estação, para equilibrar a pressão exercida pelo terreno e evitar que água e areia entrassem na estação quando o equipamento iniciasse a escavação.

 

 

 

O anel tem 37 toneladas e 12,3 metros de diâmetro. Produzido na Alemanha sob medida para esta operação, o anel foi montado em oito dias e, em seguida, instalado no local de partida do Tatuzão. Nesse período, o TBM passou por manutenção programada, enquanto era arrastado pela estação.

 

 

 

O rompimento da parede ocorreu, então, da seguinte forma: o Tatuzão se encaixou no anel de vedação e iniciou a escavação. Quando sua cabeça de corte estava totalmente dentro do solo, sob o leito da Av. Ataulfo de Paiva, o anel foi preenchido com grouting (calda de cimento), o que permitiu a vedação total da estação e o avanço da tuneladora. Após a saída completa do Tatuzão da estação, a estrutura será desmontada e retirada.

 

 

 

– O início da escavação do trecho entre as estações Jardim de Alah e Antero de Quental é um marco importante do avanço das obras da Linha 4 do Metrô e sinalizam a manutenção do cronograma com a chegada do Tatuzão à estação Antero de Quental, prevista para a segunda quinzena de outubro – afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

 

Na fase anterior, na chegada do Tatuzão ao Jardim de Alah, parte da estação foi preenchida com água para receber a tuneladora, que vinha escavando por baixo do canal do Jardim de Alah.

 

 

 

A técnica breakthrough submerso, adotada pela primeira vez no Brasil, foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que o equipamento operasse em ambiente similar ao que estava sob o canal.