Início Plantão Brasil Tecnologia que facilita a inclusão

Tecnologia que facilita a inclusão

A tecnologia tem avançado muito nos últimos anos, na criação e desenvolvimento de serviços, equipamentos e plataformas digitais que facilitam o dia a dia de pessoas com algum tipo de deficiência. 

 

No caso de deficit auditivo, por exemplo, um recurso simples pode ajudar as pessoas a identificar possíveis dificuldades de audição. É o Audioteste, um aplicativo que a Telex Soluções Auditivas acaba de lançar, gratuitamente, que permite que qualquer pessoa faça um rápido teste auditivo pelo celular.

 

O programa está disponível para IOS e Android. É só fazer uma busca por Teste Auditivo Telex em sua loja de aplicativos e fazer o download do programa. Depois de baixar o aplicativo, inicie o teste. É recomendado estar em um local tranquilo e silencioso e é necessário usar os fones de ouvido do seu aparelho celular.

 

Serão feitas algumas perguntas simples, como essa: você aumenta o som da TV com frequência? Ao final, você ouvirá um aviso sonoro. Aperte o botão ao ouvi-lo e pronto! O resultado do seu teste aparecerá na tela, dizendo se você deve procurar a ajuda de um especialista ou se sua audição está em perfeito estado.

 

A fonoaudióloga Isabela Gomes, gerente de produtos da Telex, diz que esse teste é um primeiro passo para a pessoa tomar consciência sobre a sua audição.

 

“Qualquer dano à audição vai se somando ao longo do tempo e os efeitos podem não ser sentidos de imediato. Infelizmente, é comum que a pessoa só procure tratamento quando o caso já está mais grave. Por isso a importância do Audioteste, que é simples e rápido. Quanto mais cedo for detectada a perda de audição, melhor. Quando o dano à audição ainda é pequeno, recomendamos o uso de um aparelho auditivo bem discreto ou até mesmo do Claris Di, recém lançado pela Telex, que fica completamente escondido no ouvido, dentro do canal auditivo”, explica a especialista.

 

O Audioteste não é um exame auditivo que detecta a necessidade, ou não, do uso de aparelho auditivo; porém ele indica se você porventura tem alguma dificuldade auditiva em ambientes ruidosos, para que fique alerta e, se for o caso, busque ajuda profissional. Uma avaliação para diagnóstico da perda auditiva deve ser feita por um fonoaudiólogo.

 

A Telex Soluções Auditivas é uma empresa multinacional, de origem dinamarquesa, com 65 anos de experiência e tradição no mercado brasileiro de aparelhos auditivos, acumulando ao longo dos anos mais de 300 mil clientes espalhados pelo país.
Segundo dados do Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

 

www.telex.com.br / 0800-0249 349

 

Assessoria