Início Plantão Rio Teleatendimento por regiões em empresas de energia

Teleatendimento por regiões em empresas de energia

As concessionárias de energia terão que criar números de atendimento diferenciados de acordo com a distribuição geográfica das cidades. É o que define o projeto de lei 2.011/09, de autoria do deputado Mário Marques (PSDB), que ainda determina seis grandes regiões (Sul Fluminense, Metropolitana, Centro Fluminense, Baixadas, Norte Fluminenese e Noroeste Fluminense) e 18 microrregiões (Vale do Paraíba Fluminense, Barra do Piraí, Baía da Ilha Grande, Itaguaí, Rio de Janeiro, Vassouras, Três Rios, Serrana, Nova Friburgo, Cantagalo-Cordeiro, Macacu-Cacebiru, Lagos, Bacia de São João, Macaé, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goitacazes e Itaperuna).

O projeto teve o veto do governador Sérgio Cabral derrubado pelos deputados, nesta terça-feira (15/12), por 44 votos a zero. "A sobrecarga do sistema de energia aumentou consideravelmente, ocasionando cortes de fornecimento que fizeram com que o número de ligações para o serviço de emergência 24 horas aumentasse muito. Os usuários chegam a esperar horas para serem atendidos. Desta forma, descentralizando os números, acredito que o atendimento vá melhorar", afirmou o parlamentar.

Para a cidade do Rio de Janeiro, Marques ainda determinou que sejam criados quatro números, para as regiões Sul, Norte, Centro e Oeste. Segundo o deputado, a medida não vai gerar aumento na conta de luz do consumidor. "O texto da lei proíbe que haja repasse", explicou. A norma será fiscalizada pelos órgãos de defesa do consumidor dos poderes Executivo e Legislativo. O descumprimento será punido com as penalidades previstas pelo Código de Defesa do Consumidor, que vão de multa a intervenção administrativa.

 

Fonte: Alerj