Início Plantão Rio Teleférico do Alemão: recorde de passageiros inspira concurso cultural

Teleférico do Alemão: recorde de passageiros inspira concurso cultural

 

 

Para festejar os 2 milhões de passageiros transportados no Teleférico do Alemão, a SuperVia promove, de 8 a 10 de maio, o concurso cultural “O Teleférico mudou a minha vida”. A marca foi alcançada em nove meses de funcionamento do primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil, que integra 13 comunidades no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

Para participar, o morador deve preencher a ficha de inscrição disponível nas seis estações do Teleférico e elaborar uma frase com até 100 palavras em que conte como o transporte mudou a sua vida.

 

Os depoimentos serão avaliados por uma comissão julgadora nomeada pela SuperVia e os ganhadores das seis melhores frases receberão como prêmio uma bicicleta de aro 26, com 18 marchas.

Os seis contemplados receberão os prêmios no dia 11 de maio, às 15h, em cerimônia na estação Palmeiras. A solenidade contará com a presença do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, do diretor do Teleférico do Alemão, Luiz de Souza e, do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

 

O regulamento do Concurso Cultural está disponível em http://www.supervia.com.br/pdf/regulamento_do_concurso_cultural_teleferico.pdf e junto às urnas de participação.

 

 

Sobre o Teleférico:

O Teleférico do Complexo do Alemão foi inaugurado em 7 de julho de 2011, estando aberto à público desde 8 de julho de 2011. Está integrado ao sistema de transporte ferroviário pela estação Bonsucesso/TIM (ramal Saracuruna).

O custo de uma passagem é R$ 1,00. A tarifa de integração com os trens, válida para embarque em qualquer estação da Supervia, pode ser adquirida por R$ 2,90.

Atualmente, o Teleférico funciona de acordo com a seguinte programação:

• Segunda à sexta: 6h às 21h;
• Sábados, das 8h às 20h;
• Domingos e feriados, 9h às 15h.

Infraestrutura

Construído com recursos do PAC e em parceria dos governos federal e estadual, o Teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar 10 passageiros cada uma, sendo oito sentados e dois em pé. São seis estações (Bonsucesso/TIM, Adeus, Baiana, Alemão/Kibon, Itararé/Natura e Palmeiras) em que, além do embarque e desembarque de passageiros, estão distribuídos projetos com foco em cidadania, bem estar, capacitação profissional e promoção social e serviços como agências bancárias e dos Correios. A viagem da primeira estação (Bonsucesso/TIM) à última (Palmeiras) tem duração de 16 minutos.