Início Plantão Rio Teleférico do Alemão terá horário de funcionamento ampliado aos domingos

Teleférico do Alemão terá horário de funcionamento ampliado aos domingos

 

O Teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, terá seu horário de funcionamento ampliado aos domingos. O anúncio foi feito pelo governador Sérgio Cabral na quinta-feira (21/6), na conferência Rio+20. O meio de transporte passará a funcionar das 7h às 19h. Antes, seu funcionamento aos domingos era das 9h às 15h.

 

 

– Temos uma parceria com o governo federal em uma comunidade que era absolutamente inóspita por conta do controle paralelo. Entramos lá, fizemos investimentos em saneamento, habitação, urbanismo e em mobilidade com o teleférico, que já transportou 2,5 milhões de pessoas, mais de 13 mil passageiros por dia – disse o governador.

 

 

O anúncio oficial do aumento do tempo de funcionamento do teleférico acontecerá no próximo domingo (24/6), durante a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 que irão integrar a comunidade de Manguinhos, que fica entre os bairros de Bonsucesso e Benfica: a estação ferroviária e a elevação férrea. O governador Sérgio Cabral seguirá para a nova estação em um dos modernos trens chineses entregues pelo governo estadual. Antes, às 10h, o governador visitará o Centro de Comando e Controle da SuperVia.

 

Estação de Manguinhos

A nova estação ferroviária de Manguinhos tem três andares, escadas rolantes e elevador para idosos e portadores de necessidades especiais. Sob a elevação da linha férrea, numa distância de cerca de dois quilômetros, será inaugurado parte um grande passeio público, com piso de madeira ecológica e quiosques. Inspirado na famosa Rambla, de Barcelona, na Espanha, o passeio público será um ponto de referência e convergência da população. O local receberá, no futuro, uma ciclovia e quadras. Também será construída uma área de lazer de 20 mil metros quadrados.

 

 

– Com recursos da Caixa Econômica Federal, vamos inaugurar a Estação de Manguinhos e as nossas famosas Ramblas suburbanas. Está maravilhoso. Vou pegar o novo trem chinês na SuperVia, conhecer o Centro de Comando da SuperVia, que é um dos mais modernos do mundo. Em seguida, irei de trem até a Estação de Manguinhos – afirmou o governador Sérgio Cabral.

 

A elevação da via férrea, realizada pela Secretaria de Obras através da Empresa de Obras Públicas (Emop), criará também um binário de tráfego, nas ruas Uranos e Leopoldo Bulhões, que serão ampliadas e contarão com vagas de estacionamento e baias para ônibus e transporte complementar. A área complementa as antigas obras realizadas pelo PAC na comunidade, como a Biblioteca-Parque e as unidades habitacionais.

 

Fonte: Governo do Rio