Início Plantão Rio Telessaúde atendeu mais de 900 gestantes

Telessaúde atendeu mais de 900 gestantes

Cerca de 950 gestantes já foram atendidas nos primeiros dez dias de atuação específica do Telessaúde (3523-4025). Através deste serviço, as gestantes são orientadas, quando necessário uma consulta médica é marcada e nos casos mais graves, estas grávidas são removidas por ambulância para a unidade de saúde mais próxima. As pacientes atendidas estão todas bem, um bom indicativo de que o serviço pode atuar de forma a antecipar possíveis complicações. 
Até o momento, foram marcadas 113 consultas, 36 grávidas precisaram ser removidas por ambulância para hospitais no município e 1.342 ligações foram realizadas pelos profissionais de saúde para monitorar as pacientes. O Telessaúde funciona 24 horas e as grávidas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem entrar em contato para receber as devidas orientações.
DEMAIS AÇÕES DA SMSDC SOBRE A GRIPE A
Centros móveis de Prevenção da Gripe A e pontos de esclarecimento nas escolas municipais: Para reforçar as orientações aos alunos, aos pais e aos professores, os dois centros móveis e os dez pontos de esclarecimento estarão a partir do dia 17 de agosto, em escolas municipais da rede pública do Rio. Esta iniciativa de esclarecimento para a população já percorreu 17 bairros da cidade e mais de 27.600 mil pessoas já receberam orientação e informações sobre a doença.
Polos de Acolhimento: Até o momento, 17.700 pessoas foram atendidas nos sete pólos de acolhimento criados pelo Gabinete Integrado de Emergência para a Gripe A e que estão sob gestão da SMSDC. As unidades estão localizadas nos hospitais municipais Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Souza Aguiar, no Centro, Miguel Couto, na Gávea, Francisco da Silva Telles, em Irajá, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Grande e Santa Cruz e no Quartel do Corpo de Bombeiros do Méier.
Hotsite: Mais de 18.842 pessoas já acessaram o hotsite Gripe A (http://gripea.rio.rj.gov.br) em busca de mais informações sobre o vírus. A ferramenta é de fácil acesso e, através de um questionário simples, as pessoas podem tirar dúvidas sobre a Gripe A e obter direcionamentos caso esteja com os sintomas da doença.
Capacitação de Pediatras: Ao todo, 400 pediatras foram capacitados na ação realizada durante esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj).
Desde o início das atividades de prevenção a Influenza A – H1N1, até o momento, mais de 65 mil pessoas já receberam orientação e/ou atendimento da SMSDC.

Fonte: Prefeitura do Rio