A temporada turística no Rio de Janeiro, com as férias e o carnaval, movimentou o mercado de trabalho fluminense no primeiro mês deste ano. Serviços de hospedagem, transportes e limpeza elevaram em 37 mil o total de pessoas empregadas de dezembro para janeiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
– Os eventos esportivos que acontecerão aqui nos próximos anos e o avanço da segurança no Rio, com a pacificação das comunidades, estão atraindo não só o olhar estrangeiro sobre a cidade e o estado, mas possibilitando a vinda de mais turistas, fator que traz emprego e renda para toda a cadeia de serviços – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.
A taxa de desocupação no Brasil medida em seis regiões (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Recife) ficou em 5,4% em janeiro deste ano, a menor desde 2002. Em comparação a janeiro do ano passado, o Rio registrou recuou de 1,3 ponto percentual este ano, caindo de 5,6% para 4,3%. O bom desempenho da Região Metropolitana fluminense se deve ao setor chamado de Outros Serviços, que contempla Hospedagem, Transportes e Limpeza Urbana. A atividade é a maior empregadora, com 21,3%.
– A tradicional alta do desemprego é justificada pelo fechamento de postos de trabalho temporários, abertos no fim do ano. Mas o Rio ajuda a reduzir o desemprego no país, já que o calendário de férias e carnaval aquecem setores ligados ao atendimento de turistas, aumentando os postos de trabalho em um único mês – explicou a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.
Carnaval movimenta mais de R$ 1,6 bilhão
Além de ajudar na geração de empregos, o carnaval aqueceu a economia no Estado do Rio de Janeiro. Este ano, a festa recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes. Os turistas ajudaram a movimentar U$ 848 milhões, mais de R$ 1,6 bilhão.