Início Plantão Barra Terceira etapa vacinação contra raiva

Terceira etapa vacinação contra raiva

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) realiza, no dia 31 de outubro, mais uma etapa da campanha “Rio sem raiva 2009!” nos bairros de Madureira, Anchieta, Pavuna, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Em 244 postos de vacinação, 670 vacinadores estarão nos cinco bairros, das 8h às 17h. A meta é vacinar cerca de 158.532 cães e gatos.

Ao levar o animal de estimação para vacinar, algumas recomendações são importantes. Os cães devem ser levados aos postos com coleira e guia e os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem informações sobre a listagem dos postos na cidade ou esclarecer outras dúvidas podem ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (3395-1595/2190), o Telessaúde (3523-4025) ou acessar a página da SMSDC na internet em www.saude.rio.rj.gov.br

A campanha de vacinação de animais, que visa manter a doença sob controle na cidade, acontece em cinco etapas até 28 de novembro, em 1.100 pontos. Durante os cinco sábados, 3 mil profissionais de saúde e voluntários atuarão na campanha para imunizar mais de 600 mil animais. A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus e não tem cura. A vacinação feita em cães e gatos anualmente é a única forma de evitar o contágio e a transmissão para humanos.

As etapas anteriores aconteceram nos dias 3 e 17 outubro, nos bairros da Zona Portuária, Centro, Rio Comprido, Botafogo, Copacabana, Lagoa, Rocinha, São Cristóvão, Tijuca, llha do Governador, Santa Teresa, Vila Isabel, Ramos, Complexo do Alemão, Maré, Penha, Inhaúma, Méier e Irajá, cerca de 208 mil animais foram vacinados.

Veja a programação das próximas etapas:
14/11/09 – Bangu, Realengo, Campo Grande
28/11/09 – Santa Cruz, Guaratiba

Fonte: Prefeitura do Rio