Início Plantão Rio Terceira idade na ativa

Terceira idade na ativa

Walter's Coiffeur - Reinaugurao Fashion Mall

Antigamente, chegar à terceira idade significava cuidar de casa e dos netos. Entretanto, ao longo do tempo, a qualidade de vida aumentou e o número de pessoas que se tornaram empreendedoras acima dos 55 anos vem crescendo a cada dia. Uma das explicações é o fato de poder continuar na ativa, mesmo depois da aposentadoria, através de planejamentos voltados para seu empreendimento comercial. 

 

 

De acordo com uma pesquisa Rizzo Franchise, o número de pessoas acima dos 55 anos que desejam abrir franquias cresceu em 95%. Nela também diz que em 2012 houve 29.450 interessados contra 57.300 possíveis interessados em se tornar novos microempresários no ano passado. Um aumento significativo de 95%. Outra informação contundente da pesquisa é que 79% dos entrevistados querem ter no seu staff pessoas da própria família.

 

 

 

Esses “novos” idosos esbanjam mais saúde e disposição que muitos jovens e, se eles tiverem se atualizado ao longo do tempo, a maturidade e a experiência vão garantir pontos positivos para o empreendedorismo, até porque a maior parte de um investimento inicial em franquia é proveniente das reservas financeiras. E também é comum na terceira idade empreender com foco mais voltado para a realização pessoal, um estímulo maior do que a rentabilidade por si só. 

 

 

Sentir-se produtivo e importante para uma empresa, assim como colocar em prática todo seu conhecimento, é muito importante para as pessoas de 60 anos ou mais. As marcas Porto do Sabor, Telu Congelados Diferentes, Walter’s Coiffeur e Via Verde Naturais são exemplos de pessoas na faixa da terceira idade que continua trabalhando mesmo depois de uma aposentadoria conquistada há anos. E buscam o rejuvenescimento e a pro-atividade diante das tarefas cotidianas do seu negócio.

 

 

 

 

Victoria Schindler é um caso emblemático de franqueadores que prefere estar no escritório a ficar na poltrona de casa vendo televisão. Sócia da filha Arlete Wolfram, da rede de lanchonetes Porto do Sabor, especializada em lanches leves e saudáveis, ela, no auge dos seus 83 anos é presença certa no escritório da empresa. Como o Porto do Sabor não abre aos domingos, Victoria Schindler está seis dias da semana no estabelecimento.

 

 

 

 

“Minha mãe, além de estar todos os dias na loja, é a primeira a acordar e quer chegar ao shopping onde nosso estabelecimento está antes da abertura. Chega a ser engraçado tamanha vitalidade. Embora com a idade avançada, as pernas e a cabeça permitem que ela tenha uma vida profissional produtiva. Às vezes temos até que pedir para ela não destinar tanta carga horária, mas não adianta. E ela fica responsável por todo o departamento financeiro da empresa. Trata desde o adiantamento de vale até pagamento do salário dos funcionários” diz Arlete.

 

 

 

 

Há 50 anos tratando da beleza do carioca, Walter Cabral é uma referência no Rio de Janeiro com sua rede Walter´s Coiffeur. Presente no dia-a-dia do escritório e também fazendo periódicas visitas nas unidades para assistir os franqueados, Cabral vê pontos positivos vivendo a correria do cotidiano. Segundo ele, o dinamismo e o convívio com profissionais jovens da rede são incrementos para que a fadiga causada pela idade seja postergada.

 

 

 

 

“Trabalhar com jovens é muito bom. Parece que absorvemos toda a capacidade de agir de maneira rápida atrelada ao bom humor e o sonho de construir. Nossa rede tem alegria dos funcionários e dos clientes. No momento estou de licença médica, mas não costumo ausentar-me do trabalho por motivo de vaidade por um simples descanso. Minha história também não permite dar espaço para a ociosidade. Trabalho desde muito cedo e esse ritmo já está intrínseco.

 

                                                                                                                                                                                           

Perfil dos Franqueadores

         

Faixa etária

2012

2013

% Part  2013

% Evol

18-30

62

66

6,7%

6,5%

31-45

513

576

58,4%

12,3%

46-60

289

311

31,5%

7,6%

60+

29

34

3,4%

17,2%

Total

893

987

100,0%

10,5%

         
         

Serviços:


Porto do Sabor –
 Avenida das Américas, 7607, loja 119 e loja 106 – Shopping Novo Leblon – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ). Tel: (21) 2438-9014 – Site: www.portodosabor.com.br


Telu Congelados Diferentes – 
Praça Bernardino Rocha, 100, Centro, Volta Grande, MG – Tel.: (32) 3463-1237 – Site:www.telucongelados.com.br


Walter’s Coiffeur 
– Avenida das Américas, 3434, bloco 2, sala 201 – Centro Empresarial Henrique Simonsen – Barra da tijuca. Tel.: 3550-6969. Site: www.waltercoiffeur.com.br


Via Verde Naturais – 
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen  – Av. das Américas – 3434 – Bloco 5 – Sala 301 – Barra da Tijuca  – Rio de Janeiro – RJ – Tel.:(21) 3150-3031. Site: www.viaverdenaturais.com.br