Início Plantão Rio Termina operação de retirada de óleo em Rio Bonito

Termina operação de retirada de óleo em Rio Bonito

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, concluiu nesta segunda-feira (22/02) a operação de limpeza nas proximidades da Estação de Tratamento de Bacaxá, em Rio Bonito. Na última quinta-feira, o Rio do Ouro, que abastece o município, e um córrego foram atingidos por um vazamento de óleo diesel provocado por acidente entre um trator e a carreta que transportava a carga.

Foram retirados do local cerca de 40 toneladas de resíduos sólidos, como vegetação e solo contaminados, além de barreiras e mantas absorventes. Também foram recolhidos em torno de 52 mil litros de água oleosa que estavam nos corpos hídricos.

Segundo técnicos do Serviço de Operações em Emergências Ambientais, os resultados das análises da água realizadas pelo Inea devem ficar prontos esta semana. Somente após a avaliação dos laudos, a captação poderá ser normalizada no Rio do Ouro.

Os técnicos ressaltam, no entanto, que mesmo após a liberação as estações de captação de Bacaxá e de Rio Bonito funcionarão em sistema de alerta. Em caso de forte chuva, o sistema será interrompido para observação devido ao risco de lixiviação para dentro do córrego de filme de óleo diesel que possa ter sido absorvido pelo solo ou vegetação. Por precaução, quatro barreiras absorventes serão mantidas no Rio do Ouro à montante da captação de água e uma barreira ainda será instalada no ponto de captação no Rio Bacaxá.

A transportadora será autuada pelo Inea com base na legislação ambiental vigente. Os técnicos adiantam que o fato de a empresa ter se omitido na resposta emergencial ao acidente – providenciada apenas pela concessionária da rodovia e pela Shell – agravará a punição.

Acidente na Serra das Araras
Na tarde de domingo (21/02), um contêiner caiu de um caminhão da empresa paulista Aliança no km 223 da Serra das Araras, provocando o vazamento de um produto corrosivo por gotejamento. O material caiu na canaleta, não contaminando o solo, e o jateamento da pista foi concluído às 4h30 desta manhã. O transbordo do produto – um detergente para metais cuja fórmula possui ácido fluorídrico, sulfúrico e sulfônico – está sendo realizado pela SUATRANS Emergência Química.

Fonte: Inea