Início Plantão Rio Testes com o Bilhete Único

Testes com o Bilhete Único

Neste sábado (30/01) o Governo do Estado dará início aos testes com o Bilhete Único, que até agora já conta com mais de 20 mil pessoas cadastradas, além de 1.727.850 usuários de Vale-Transporte e cartão Expresso já habilitados. As operações serão iniciadas com dois dias de antecedência, a fim de evitar qualquer tipo de imprevisto na segunda-feira.

A expectativa do secretário de Transportes, Julio Lopes, é de que a procura pelos postos de cadastramentos aumente até o final de semana, tendo em vista o adiantamento do início do sistema. Nesta quarta-feira (27/01), os postos de cadastramento receberam mais de 2 mil inscrições, o dobro da média desde o início do cadastramento. Só no posto da Central do Brasil, o de maior procura, foram feitos 600 cadastros.

Para agilizar o atendimento e evitar a formação de longas filas, a partir desta quinta-feira (28/01), haverá reforço nas equipes dos principais postos, entre os quais, os instalados nas estações das barcas no Rio e em Niterói e o da Central do Brasil. As pessoas que tiverem dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema ou quiserem se informar melhor antes de se cadastrar devem ligar para a central de atendimento do Bilhete Único no número: 0800-7260802.

O cadastramento é gratuito e pode ser feito através do site ou em pontos específicos em estações do metrô, da Supervia, das barcas, além das lojas do RioCard. As pessoas que possuem cartões Vale-Transporte ou Expresso não vão precisar de um novo cartão, devem apenas fazer a transição de tecnologia nos pontos de credenciamento.

– Com a tecnologia que estamos empregando neste sistema, que supera qualquer outro modelo no mundo, estou certo de que as operações serão um sucesso, e que a população poderá desfrutar efetivamente deste benefício. Além do baixo custo nas viagens intermunicipais, o Bilhete Único será um importante mecanismo de estímulo à empregabilidade no Rio de Janeiro, contribuindo substancialmente para a elevação da qualidade de vida em nosso estado – ressaltou o secretário Julio Lopes.

O Bilhete Único poderá ser utilizado em viagens intermunicipais dentro da Região Metropolitana do Rio. O usuário poderá embarcar em dois modos de transporte, sendo, pelo menos um deles intermunicipal, pagando apenas R$4,40. O tempo de viagem do primeiro deslocamento só começará a ser contabilizado após o contato entre o cartão e o equipamento eletrônico que registra a passagem.

O novo cartão será aceito nos trens, barcas, metrô, vans legalizadas e ônibus sempre que for feita uma viagem intermunicipal. No caso dos ônibus, todos os veículos convencionais intermunicipais urbanos (de duas portas), com e sem ar condicionado aceitarão o Bilhete Único. Apenas os classificados como tarifa especial, os frescões, não estarão incluídos.
O Bilhete Único vai beneficiar 668 mil pessoas que fazem integração em viagens intermunicipais e 260 mil pessoas que usam só um meio de transportes entre um município e outro.

O cadastramento pode ser feito nos seguintes locais:
Metrô: estações Estácio e Presidente Vargas
SuperVia: estação Central do Brasil
Barcas: Praça XV e Niterói
Terminais de ônibus: Américo Fontenelle – Central do Brasil; Mariano Procópio – Praça Mauá; Campo Grande; Nova Iguaçu; Nilópolis; Menezes Cortes – Castelo; Alcântara – São Gonçalo; Venda das Pedras – Itaboraí; João Goulart – Niterói; Jacinto Caetano – Maricá
85 Centros de Internet Comunitária (CICs) do Proderj, em todo o estado
Poupa Tempo: Carioca – Rua da Ajuda, no. 5, subsolo; Baixada – Shopping Grande Rio

 

 

Fonte: Secretaria de Transportes