Início Plantão Mundo Time de Arquitetos da Copa 2014 visita estádios

Time de Arquitetos da Copa 2014 visita estádios

O estádio Ellis Park, em Johanesburgo, traz boas lembranças para os brasileiros. Foi lá que a seleção canarinho conquistou no ano passado a Copa das Confederações, em final contra os Estados Unidos. A arena foi também a primeira parada do Time de Arquitetos da Copa 2014, que está na África do Sul para conhecer a estrutura criada para os jogos de 2010.

O Time é composto por profissionais brasileiros e estrangeiros responsáveis pelos projetos dos estádios que irão receber o torneio no Brasil. Participam da viagem 20 arquitetos, representando as 12 cidades-sede escolhidas, além do coordenador do grupo, Leon Myssior, vice-presidente do Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia.

Durante a visita, a comitiva brasileira foi recebida por Paul Appalsamy, CEO do Ellis Park, que detalhou as principais renovações promovidas na arena – construída em 1928 e reerguida posteriormente em 1982 –, de forma a cumprir as exigências da FIFA. Entre elas, ampliação na capacidade, melhorias no espaço para a imprensa e em quesitos de acessibilidade. Os banheiros, por exemplo, têm duas portas para organizar o fluxo de pessoas, uma de entrada e outra de saída, padrão que será adotado nos estádios do Brasil até 2014. Além das instalações internas, uma das preocupações foi adequar o entorno para receber a grande leva de torcedores, com a construção de vias largas e áreas de estacionamento.

“No nosso primeiro dia de missão na África do Sul tivemos uma amostra que como a Copa do Mundo está transformando o país. Ficamos muito bem impressionados com o aeroporto de Johanesburgo, mais limpo, organizado e sinalizado do qualquer correspondente no Brasil. Já o estádio de Ellis Park tem uma estrutura enxuta, dentro das recomendações”, diz Rodrigo Prada, diretor de Marketing do Portal 2014 (www.copa2014.org.br), organizador da missão, com o apoio dos patrocinadores Usiminas, ArcelorMittal, Lanxess e CSN.

Para amanhã (02 de março), está agendada visita ao Soccer City, palco da abertura e da grande final do Mundial. De Johanesburgo, a comitiva segue para Pretoria (estádio Pretoria Loftus Versfeld) e depois para Durban, onde acompanha o amistoso entre as seleções da África do Sul e Namíbia, jogo que marca a inauguração do estádio Moses Mabhida. Os destinos finais são Port Elizabeth (estádio Nelson Mandela Bay) e Cape Town, com visitas ao Cape Town Green Point e ao Cape Town Newlands. O grupo retorna ao Brasil em 08 de março.  

O Portal 2014 (www.copa2014.org.br)

O Portal 2014 foi concebido pela Mandarim Comunicação, com apoio do Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Trata-se de um portal de informação e notícias, entretenimento e serviços, inicialmente para o público mais especializado na área de infraestrutura: arquitetos, engenheiros, construtores, empreendedores e gestores públicos.  

Fonte: Mandarim