Início Plantão Rio Tomógrafo Computadorizado Móvel beneficia moradores da Baixada Fluminense

Tomógrafo Computadorizado Móvel beneficia moradores da Baixada Fluminense

 

 

A partir do próximo dia 17 de abril, o serviço de tomografia computadorizada móvel (TCM) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) chega a São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para atender pacientes que necessitam do exame. A previsão é que o aparelho fique na cidade até 5 de maio, também beneficiando moradores de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis e Mesquita, encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde desses municípios.

 

 

O TCM será instalado na Praça dos Três Poderes (em frente à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e o horário de atendimento será das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O objetivo do projeto é atender regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura.

 

 

A tomografia móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia e é indicada para pacientes vítimas de trauma, com cálculos renais e doenças do tórax. O aparelho funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e conta, ainda, com vestiário para o paciente. Caso seja necessário, a SES disponibiliza vans para buscar pacientes nas cidades próximas.

 

 

O projeto de levar os exames de tomografia computadorizada ao interior do estado começou em 2009 e já atendeu a quase 37 mil pacientes, realizando, até agora, cerca de 48 mil exames.

 

 

Agendamento – Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido médico à secretaria municipal de Saúde de sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço da SES. Ele então será informado sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado de Saúde