Início Plantão Rio Tomógrafo móvel chega a Barra do Piraí

Tomógrafo móvel chega a Barra do Piraí

A partir desta terça-feira (25/5), usuários do SUS de Barra do Piraí, Região do Médio Paraíba, vão contar com o serviço de tomografia móvel, projeto criado pelo Governo do Estado para atender aos moradores de cidades em que a rede pública de Saúde não realiza esse tipo de exame ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos, enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) investiu cerca de R$ 3 milhões na criação do serviço.

O equipamento ficará na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí, até o dia 5 de junho e funcionará de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. A previsão é que o serviço realize cerca de 500 exames na cidade. Em Barra Mansa, onde o tomógrafo móvel ficou até a última sexta-feira, foram realizados 536 exames.

O aparelho é operado por médicos radiologistas com especialização na área e o resultado do exame é entregue à prefeitura, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para fazer o agendamento, o paciente deve entregar o pedido à secretaria municipal de Saúde, que encaminhará uma planilha com as demandas.

O paciente é informado pela prefeitura sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame. Os pacientes que possuem aparelho celular recebem também uma confirmação, via Serviço de Mensagens Curtas (SMS). O envio é feito 48 horas antes da data marcada para o exame, com informações sobre o local e o horário.

A planilha com os exames a serem agendados é preparada antes da chegada do tomógrafo móvel ao município. Assim, os responsáveis pelo serviço já sabem quantos exames vão ocorrer no período em que o equipamento permanecer na localidade. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico especialista.

Ana Lúcia Eiras Neves, assessora técnica da Subsecretaria da Atenção à Saúde da Sesdec, lembra que os exames de imagem possibilitam um diagnóstico rápido e preciso, além de permitir um tratamento mais adequado.

– A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e especificidade na identificação de lesões provocadas por traumas, tumores e processos infecciosos. Por ser um exame rápido, seguro e de boa relação custo x beneficio, é a primeira opção nos atendimentos de emergência – explica Ana Lúcia.

Desde agosto do ano passado, quando entrou em operação, o serviço de tomografia móvel já esteve em Resende, Valença, Teresópolis, Três Rios, Bom Jardim, Araruama, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Nilópolis, Hospital Souza Aguiar (Rio de Janeiro), Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados, Angra dos Reis, Hospital Municipal Miguel Couto (Rio de Janeiro) e Barra Mansa. Ao todo, foram realizados 11.040 exames.

Fonte: Secretaria de saúde