Início Plantão Rio Torcedores participam de visita guiada às obras do Maracanã

Torcedores participam de visita guiada às obras do Maracanã

 

 

 

Neste sábado (5/5), um grupo de cerca 50 torcedores vindos de diferentes partes da cidade participou da segunda edição da visitação às obras de reforma do Maracanã. Eles chegaram ao local por volta das 9h e, acompanhados de guias, engenheiros e técnicos puderam, durante uma hora, ver com os próprios olhos como está o andamento das obras e assistir a um vídeo explicativo sobre o projeto.

 

– Por ser morador do bairro Maracanã e adorar ir aos estádios assistir aos jogos futebol, tenho um enorme vínculo afetivo com este espaço – disse o flamenguista Jorge Ricardo de Lima Pereira, 47 anos.

 

Torcedor do Botafogo, Elisson Formaggini Filho, 54 anos, frequentador do estádio há mais de quarenta anos, ficou emocionado como a visita.

 

– O Maracanã é a casa do torcedor carioca. Mesmo o Botafogo tendo um estádio próprio, o Engenhão, prefiro quando ele joga no Maracanã, que considero a casa do nosso time. Quando eu era jovem frequentei muito a extinta geral, espaço onde os torcedores ficavam em pé, ao redor do campo – disse Elisson.

 

Alessandro Costa Lima, 28 anos, torcedor do Fluminense, aproveitou a visita para tirar fotos da obra.

 

– O vídeo nos mostrou virtualmente como ficará o estádio depois de reformado. Resolvi fotografar para poder comparar depois, pois ainda é difícil visualizar todas as mudanças que acontecerão aqui – destacou Alessandro.

 

As obras no Maracanã

Construído para a Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, o nome verdadeiro do estádio é Mário Filho, em homenagem ao jornalista e fundador do Jornal dos Sports. A reforma do espaço, que será palco da final da Copa de 2014, busca adequá-lo às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O objetivo é dar maior conforto e segurança aos torcedores.

 

Entre os principais destaques da obra estão a transformação das arquibancadas em cadeiras retráteis e a redução de sua capacidade para pouco mais de 78 mil pessoas. As duas rampas de acesso serão inteiramente reformadas e serão criadas quatro novas rampas, que deverão reduzir o tempo de saída do torcedor para oito minutos. A cobertura de concreto no anel superior do estádio foi demolida e dará lugar a uma estrutura metálica retrátil, que proporcionará uma iluminação uniforme em todos os setores da arquibancada.

 

O estádio ganhará ainda uma sala de comando onde toda a energia do espaço poderá ser programada para ser utilizada em dias e horas específicos. O sistema de drenagem do campo e do vestiário também será reformado. O vestiário, que antes ficava cinco metros abaixo do campo e era comumente inundado pelas chuvas, ficará agora no térreo, o que eliminará este problema.

 

O espaço também deverá se adequar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design – selo de maior reconhecimento internacional e mais utilizado no Brasil e no mundo para certificação e orientação ambiental de edificações). Para tanto, ele reutilizará a água da chuva coletada da sua cobertura retrátil e do campo e controle de produtos químicos usados na obra para reduzir a poluição e os danos ao meio ambiente. A cobertura retrátil ainda terá células fotovoltaicas responsáveis pela coleta de energia solar.

 

Serviço:

As vistas guiadas às obras do Maracanã tiveram início em abril deste ano e acontecerão todo primeiro sábado do mês. São permitidas até 60 pessoas por visita. Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] e aguardar resposta.

 

Fonte: Governo do Rio